Mais de 100 «JSF» dinamizam missões no verão

Ponte de Lima, 14 ago 2017 (Ecclesia) – Os Jovens Sem Fronteiras (JSF), ligados aos Missionários do Espírito Santo, terminaram este domingo a Semana Missionário em Arcozelo onde foram acolhidos “de braços e corações abertos”, em Ponte de Lima na Diocese de Viana do Castelo.

“A partida para as suas terras foi gesto de envio porque a Missão continua e, agora, com mais razoes e mais inspiração do Espírito Santo”, afirma o padre Espiritano Tony Neves, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

O provincial da Congregação dos Missionários do Espírito Santo em Portugal realça que os jovens que animaram a semana missionária dos JSF em Arcozelo ouviram “palavras de gratidão e estímulo” do pároco Ricardo Barbosa e de “muitas pessoas das comunidades visitadas e animadas”.

Entre o dia 4 e 13 de agosto, os Jovens Sem Fronteiras animaram e dinamizaram uma missão que começou com “sentido de família” pelo acolhimento de “braços e corações abertos”.

Do programa destacam-se as Eucaristias onde foram apresentados à comunidade e durante a semana o programa era variado com visitas aos doentes e pessoas idosas, nas suas casas, que permitiu “conhecer bastantes famílias, conversar e rezar”.

Já as tardes da última semana foram dedicadas às crianças, aos adolescentes e a visitar idosos no Centro de Dia de Arcozelo e no Lar da Santa Casa, enquanto as ‘Noites Missionárias’ fomentaram “reflexão, partilha e oração”.

O padre Tony Neves informa ainda que deram uma atenção especial aos 150 anos de presença dos Missionário Espiritanos em Portugal e aos 80 anos da fundação da LIAM, o seu movimento missionário laical que está presente em todas as paróquias confiadas ao padre Ricardo Barbosa – Igreja Paroquial de Arcozelo, Capela de Santo António, Capela da Senhora da Luz, Paróquias de Sá, Bertiandos e Santa Comba.

O próximo Dia Mundial das Missões é a 22 de outubro mas os JSF já começaram a celebrar com a distribuição da pagela do Outubro Missionário e a utilização do Guião Missionário.

O movimento católico juvenil ligado à Congregação do Espírito Santo reúne mais de 100 jovens em atividades missionárias durante este verão em diversas dioceses de Portugal e a grande experiência JSF 2017 é o ‘Projeto Ponte’ que está a decorre em Cabo Verde com 12 jovens.

CB

Partilhar:
Share