Milhares de acólitos europeus com o Papa

Bento XVI sublinha ambiente de festa no Vaticano com a presença de 60 mil participantes em peregrinação internacional

Bento XVI manifestou esta Quarta-feira a sua “alegria” com a presença no Vaticano dos cerca de 60 mil participantes na peregrinação internacional de acólitos promovida pela associação Coetus Internationalis Ministrantium (CIM).

Perante crianças, rapazes e raparigas de 12 países – entre os quais 44 mil procedentes da Alemanha, país natal do Papa – foi colocada uma grande imagem de São Tarcísio, padroeiro dos acólitos, em plena Praça de São Pedro.

Pela primeira vez, o Serviço Nacional de Acólitos (SNA) de Portugal levou uma representação com cerca de 95 acólitos das Dioceses de Lisboa, Braga e Porto, para além dos seus quatro elementos e de D. Anacleto Oliveira, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia.

Bento XVI exortou todos os presentes a continuarem a servir com “generosidade e fidelidade” a Igreja e ajudar os sacerdotes a tornar Jesus “mais presente no mundo”, “com alegria, com entusiasmo, sem medo”.

O Papa recebeu um lenço branco do presidente do CIM, como recordação da peregrinação, que colocou aos ombros.

Vindo de helicóptero desde Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, para o Vaticano, Bento XVI pediu àqueles que auxiliam, habitualmente, às celebrações litúrgicas, que o façam “com amor, com devoção e com fidelidade”.

“Preparai-vos bem para a Santa Missa. Ajudando os vossos sacerdotes no serviço no altar, contribuis para tornar Jesus mais próximo, a estar cada vez mais presente no mundo, na vida de cada dia, na Igreja e em todos os lugares”, disse o Papa.

Para o Papa, esta é “uma tarefa importante”, que permite aos acólitos “estar particularmente próximo do Senhor e crescer como seus amigos verdadeiros”.

“Guardai ciosamente esta amizade no vosso coração, como São Tarcísio, pronto a dar a vida para que Jesus fosse levado a todos”, prosseguiu.

Aos peregrinos vindos do Brasil, de Portugal e demais países de língua portuguesa, Bento XVI deixou uma saudação “com grande afecto e alegria”, de modo especial a todos os acólitos.

“Que a exemplo do vosso padroeiro, São Tarcísio, possais crescer sempre mais no amor à Eucaristia que é o tesouro mais precioso que Jesus nos deixou”, declarou.

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, disse à Rádio Vaticano que os participantes nesta peregrinação foram acolhidos pelo Papa como “um pai”.

Relembrando os seus tempos de “coroinha”, aos 7 anos, o cardeal brasileiro ressaltou o valor de fazer parte da “grande família”, que é a paróquia.

Este responsável falou ainda da festa litúrgica de São João Maria Vianney, que a Igreja celebra a 4 de Agosto, assinalando que o Cura d’Ars – em cuja honra foi proclamado pelo Papa um ano sacerdotal, de Junho de 2009 a Junho de 2010 – é ainda um modelo muito actual para os párocos de hoje.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top