Milhares de acólitos europeus a caminho de Roma

Delegação portuguesa conta com mais de 90 participantes

Milhares de acólitos de toda a Europa vão estar em Roma a 3 e 4 de Agosto para a décima peregrinação europeia, cujo programa inclui um encontro com Bento XVI.

A iniciativa, organizada pela associação Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), tem como tema: “Beber da verdadeira fonte”.

Pela primeira vez, o Serviço Nacional de Acólitos (SNA) leva uma representação de cerca de 95 acólitos das Dioceses de Lisboa, Braga e Porto, para além dos seus quatro elementos e de D. Anacleto Oliveira, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia.

O Pe. Luís Leal, director do Serviço Nacional de Acólitos (SNA), explicou à Agência ECCLESIA que esta peregrinação realiza-se de 5 em 5 anos, e “há 5 anos atrás o SNA ainda não estava completamente estruturado para poder participar em algo desta envergadura”. 

Esta primeira participação portuguesa, em termos de número de acólitos, não é muito significativa. Apenas 3 dioceses responderam ao apelo, algo que o P. Luís Leal explica com “o pouco tempo que se teve para organizar a actividade”. 

Entre aqueles que participam, temos acólitos de várias idades, desde os 12 aos 50 anos. O director do SNA considera esta peregrinação muito importante, “para que todos tenham esta noção de que fazem parte de um corpo, que é a Igreja” e para que também “possam contactar com outras realidades, com outros grupos, com experiências diferentes”. 

O P. Luís Leal realça o programado encontro com o Bento XVI, “o elo por excelência desta fidelidade a Deus, a que todos nós somos chamados. É importante que eles possam vir aqui, beber dessa fonte”.

 No próximo dia 5, o SNA vai aproveitar a presença em Roma para visitar as Catacumbas de S. Calisto, local onde esteve o padroeiro dos acólitos, S. Tarcisio. “S. Tarcisio foi alguém que, por amor à Igreja e à Eucaristia, entregou a sua vida”, explica o director .

“É com exemplos como estes que os jovens percebem que ser acólito não pode ser apenas uma ocupação de tempos livres, é um serviço de vida” completa aquele responsável.

Os acólitos portugueses reúnem-se esta Terça-feira, de manhã, para um pequeno encontro e celebração da Eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses.

Na tarde desse mesmo dia 3 de Agosto, na Praça de São Pedro, acólitos de 12 países – entre os quais 44 mil procedentes da Alemanha e oito mil da Hungria, França, Roménia e Suíça – participam num espectáculo com músicas e entrevistas.

O programa da sessão compreende a recitação da oração litúrgica de Vésperas, a intervenção do Papa e a troca de lenços com as cores de cada país.

A 4 de Agosto, após a audiência geral de Bento XVI, o presidente do CIM e bispo auxiliar da Basileia (Suíça), D. Martin Gächter, vai cumprimentar o Papa, oferecendo-lhe um lenço branco em lembrança da peregrinação.

Depois das palavras e da bênção de Bento XVI, os acólitos prestam-lhe homenagem com cantos acompanhados por uma orquestra de Hamburgo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top