Mensagem de Quaresma do Bispo das Forças Armadas e de Segurança

1. Problemas da maior gravidade do ponto de vista económico-social continuam presentes no nosso mundo nacional e internacional.

O Papa Bento XVI, na Mensagem da Quaresma, ao mesmo tempo que nos exorta “a uma revisão sincera da vida”, chama a atenção para a urgência da justiça, destacando que, para além do entregar a cada um o que lhe pertence, se torna necessário aprofundar esta lei, à luz da generosidade do Amor de Deus:

A Justiça, condição básica da vida civilizada, é demasiadamente frágil diante do que escasseia na mesa, na inteligência e no coração da Humanidade.

Continuaremos a insistir em soluções que, de momento, curem lástimas sociais e ponham cobro a opressões. Mas não poderemos deixar de afirmar que a sociedade espera e exige mudanças de sistema, possíveis pela abolição das causas que perpetuam a injustiça de qualquer pobreza.

Coincidente com a Caminhada da Quaresma, o drama do Haiti, a decisão de se instituir o ano de 2010 como Ano Europeu de combate à pobreza e à exclusão social e as dificuldades no âmbito do desemprego em Portugal, são apelos em ordem a minorar privações e dramas, não desconhecendo que um grande número de pessoas sofredoras se escondem na vergonha de nada possuírem.

2. Perante tal panorama decidimo-nos a apontar como finalidade da partilha quaresmal, a multidão de desempregados, de famílias sem apoio, de angustiados pelo presente e o futuro próximo, todos os dias a gritarem por socorro.

A nossa solidariedade tem como objectivo estes pobres. A nossa contribuição pecuniária chegar-lhes-á às mãos sem que haja engano no seu endereço.

Valha-nos a cooperação inestimável da Caritas Nacional, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa para as tarefas do bem-fazer evangélico, com projectos concretos a favor de pessoas atingidas pela desgraça de se verem desapossadas das suas funções de trabalho.

Os frutos desta recolha serão entregues na sede da Caritas Nacional (Praça Pasteur, 11, 2.º E, 1000-238 Lisboa, com o telefone 218454220).

No seguimento de campanhas idênticas em outros anos, assiste-nos a esperança de encontrar nos membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança e da sociedade em geral, uma multidão que ainda se empenha na Justiça e na Solidariedade!

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2010

Januário Torgal Mendes Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top