Mensagem de Natal de D. João Marcos à Diocese de Beja

Caríssimos irmãos e irmãs, anuncio-vos uma grande alegria para todo o povo: Nasceu hoje para vós, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor!

Com estas palavras dos anjos aos pastores de Belém, também eu vos anuncio as Boas Festas do Natal deste ano: nasceu hoje, para vós, na cidade de David, um Salvador que é Cristo Senhor!

Para vós, para todos nós, caríssimos irmãos, nasceu um Salvador que é Jesus de Nazaré. A vossa vida tem um Salvador, não é uma corrida inútil contra o fracasso e a morte. Celebremos o Natal, não apenas como a festa de anos de Jesus, no passado, mas como o Mistério do Seu Nascimento, para nós, hoje. Este Nascimento de Jesus é, evidentemente, uma realidade espiritual. Jesus nasceu de Maria há dois mil e tantos anos, cresceu na Sagrada Família de Nazaré, anunciou o Evangelho, foi morto e ressuscitou. Ressuscitado, permanece connosco até ao fim dos tempos. Celebrarmos hoje o Seu Natal, mais do que festejar o seu Nascimento no passado, na gruta de Belém, é criarmos condições para que nasça, cresça e trabalhe hoje em nossos corações, o Senhor Ressuscitado!

Tal como aconteceu há dois mil anos, também hoje Jesus precisa do seio de uma mãe que receba a semente da fé. Precisa também de anjos que anunciem a Boa Notícia e suscitem a fé naqueles que escutam o anúncio. Estes anjos são os pregadores e a mãe é a comunidade cristã, a Igreja. A Igreja é também para nós o que foi para Jesus a Sagrada Família: o indispensável lugar de crescimento e de amadurecimento, onde Se preparou para poder realizar a Sua missão.

Esta dimensão espiritual do Natal é desconhecida hoje por muitas pessoas batizadas em nome de Jesus, talvez por muitos de vós que escutais ou ledes esta mensagem. Se essa é a vossa situação, escutai e guardai nos vossos corações estas palavras dirigidas pelos anjos aos pastores: nasceu hoje para vós, na cidade de David, ou seja, em Belém, na Casa do Pão, na Igreja, o Salvador. Para que tal aconteça, de facto, na tua vida, precisas de vir à Igreja para escutar, guardar e meditar a Sua Palavra. Vem receber o perdão dos pecados, vem celebrar e participar na Eucaristia. E as obras de Cristo, obras de caridade verdadeira, manifestar-se-ão no mundo a começar por ti e pela tua família.

Como sabeis, irmãos, no próximo ano de 2023 realizar-se-á em Lisboa e também na nossa diocese e em todo o Portugal a Jornada Mundial da Juventude. Iremos acolher jovens de todo o mundo e viveremos dias de grande afirmação e testemunho da fé da Igreja que nós professamos. Preparemo-nos, desde já, para que esses dias sejam realmente fecundos. Vivamos santamente o Natal do Senhor!

Ele vos abençoe nas vossas famílias e vos conceda a Sua paz e alegria.

+ J. Marcos, Bispo de Beja

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top