Meios de comunicação ao serviço da pastoral

Para preparar a visita pastoral de D. Jorge Ortiga às paróquias de Braga “Uma Igreja na Cidade e para a Cidade” é o tema da campanha apresentada pelos padres da Zona Pastoral da cidade, uma das quatro zonas do arciprestado de Braga. A iniciativa, que será publicitada através dos mais modernos meios de comunicação social, está relacionada com as visitas pastorais que D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, irá fazer às nove paróquias situadas no centro urbano, entre 30 de Novembro e 8 de Fevereiro. A criação de um logotipo identificador da Zona Pastoral da Cidade; a afixação de droper’s (painéis) junto das igrejas e capelanias com a respectiva data da visita; a colocação de um painel em mais de vinte mupis (placards de publicidade); a distribuição, no final das missas, de um autocolante com a explicação do logotipo; a entrega de um marcador no dia de encerramento da visita pastoral; e a criação de um boletim informativo elaborado conjuntamente pelas nove paróquias – eis as iniciativas de divulgação anunciadas, dia 13 de Outubro, numa conferência de imprensa, realizada no Seminário Menor de Braga. Esta campanha, apresentada na presença de dezena e meia de sacerdotes que trabalham na Zona Pastoral da Cidade, tem também como objectivo promover o «debate e reflexão» antes, durante e após a visita de D. Jorge Ortiga às nove paróquias: São João do Souto (30 de Novembro), Cividade (7 de Dezembro), Ferreiros (14 de Dezembro), São Vitor (20 e 21 de Dezembro), Sé (10 e 11 de Janeiro), Maximinos (18 de Janeiro), São Vicente (24 e 25 de Janeiro), Santo Adrião (1 de Fevereiro) e São José de São Lázaro (7 e 8 de Fevereiro). A realização de umas jornadas pastorais para o clero da cidade, «e para todos os interessados» — por enquanto, sem data, tema e conferencistas definidos —, é uma das iniciativas pensadas para promover a participação das pessoas, crentes ou não, na vida da Igreja. A construção de um blog (http://www. igreja-cidade.blogger.com.br) é outra das actividades programadas, a partir do espaço de debate e reflexão que será criado, aos domingos, no Diário do Minho e no Correio do Minho. Segundo o padre António Sérgio Torres, com esta campanha de divulgação e formação deseja “dar-se um novo enquadramento” às visitas que os bispos fazem de cinco em cinco anos para “a celebração do sacramento da Confirmação [ou Crisma] e o encontro com os responsáveis de cada paróquia”. Quanto ao recurso aos meios de comunicação social, além de esclarecer que não implica grande despesa como parece (feitas as contas, custará muito menos de meio milhar de euros a cada paróquia…), o pároco de São Vitor e coordenador da Zona Pastoral da Cidade disse também que “a Igreja não pode ignorar os sinais dos tempos da pós-modernidade, em que os acontecimentos se sucedem a um ritmo avassalador e de sentido contraditório”. “Não queremos ser Igreja dentro dos templos… reclusos de um espaço e de um tempo. Queremos ser Igreja — acrescentou o sacerdote — que partilha todas as alegrias e esperanças presentes na Cidade”.

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