Media/Vaticano: Papa aprova estatuto da Secretaria para a Comunicação

Cidade do Vaticano, 22 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco aprovou hoje o estatuto da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, instituída em 2015, para dar resposta ao “atual contexto comunicativo.

O documento, que vai vigorar nos próximos três anos de forma experimental, vai entrar em vigor a 1 de outubro.

“A Secretaria para a Comunicação é constituída para responder ao atual contexto comunicativo, caraterizado pela presença e pelo desenvolvimento dos media digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade”, escreve Francisco no decreto (Motu Proprio) divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Papa precisa que esta nova situação exige uma “reorganização” que tem como objetivo uma “integração e gestão unitária”.

A Secretaria para a Comunicação é liderada por monsenhor Dario Viganò e pretende “unificar todas as realidades da Santa Sé que se ocupam da comunicação”, para que todo o sistema “responda de forma coerente às necessidades da missão evangelizadora da Igreja”.

O organismo vai ter cinco direções: para os Assuntos Gerais; Editorial; Sala de Imprensa da Santa Sé; Tecnológica; e Teológico-Pastoral.

O estatuto encerra-se com uma “norma transitória” que elenca os organismos que vão confluir na Secretaria para a Comunicação: Conselho Pontifício das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço de Internet do Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano; ‘L’Osservatore Romano’; Tipografia do Vaticano; Serviço Fotográfico; e Livraria Editora do Vaticano.

O organismo vai assumir o sítio institucional da Santa Sé e a gestão da presença do Papa nas redes sociais.

OC

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