«Escolhemos maio, mês de Maria, por a STELLA ser por excelência uma revista mariana» – Irmã Paula Teixeira
Fátima, 13 mai 2021 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima reforçou a presença da sua revista ‘STELLA’ na internet com a criação de um site, onde se pode consultar um “vasto arquivo de edições” publicadas durante 84 anos.
“Escolhemos maio, mês de Maria, por a STELLA ser por excelência uma revista mariana, nascida em Fátima e com o propósito da formação e informação sobre os acontecimentos de Fátima e a sua Mensagem”, explica a superiora-geral da congregação.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a irmã Paula Teixeira adianta que o sítio online da Revista ‘STELLA’ é constituído principalmente pelo “repositório do vasto arquivo de edições publicadas durante estes 84 anos” e conseguiram disponibilizar “praticamente todas as edições”.
“Disponibilizamos um importante arquivo relacionado com o mundo eclesial português e internacional e em específico sobre Fátima, também para dar resposta às solicitações que nos chegam de investigadores”, acrescenta a religiosa.
As Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima informa que podem ser consultados e lidos online na íntegra as revistas desde a primeira edição até à última edição de 2020, enquanto deste ano ainda só publicaram as capas.
A revista STELLA foi fundada em 1937, é dirigida pela irmã Maria Inez Vieira, e a edição impressa é trimestral, em língua portuguesa, e já tinha uma página na rede social Facebook, criada a 8 de dezembro de 2020, na Solenidade da Imaculada Conceição; Para além de Portugal é enviada para outros países na Europa, de África, para o continente americano – Brasil, Canadá e Estados Unidos – e Timor, na Ásia.
No endereço online www.revistastella.pt os internautas podem também consultar a vida e obra do Venerável Manuel Nunes Formigão, que fundou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e a revista, uma cronologia com os “momentos principais da história” da ‘STELLA’, a sua evolução gráfica e temática.
O novo website tem ainda mais duas publicações que pertencem à congregação religiosa portuguesa, o boletim ‘Apóstolo de Fátima’ e o ‘Almanaque de Nossa Senhora de Fátima’.
A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vive a espiritualidade numa tríplice dimensão – “reparadora, eucarística e mariana” -, foi fundada em 1926, e tem quatro comunidades em Portugal – Fátima, Famalicão, Porto, São Martinho do Campo -, e mais três em Países de Língua Oficial Portuguesa: Moçambique (Lichinga); Angola (Benguela) e Timor-Leste (Maliana).
A congregação religiosa tem páginas próprias nas redes sociais Facebook e Instagram, bem como o perfil ‘Padre Manuel Nunes Formigão’.
A Igreja Católica celebra o seu Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021, com o tema “’Vem e vê!’ (Jo 1, 46) – Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”, este ano a 16 de maio.
Esta é a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes, e a 55.ª edição vai estyar emd estaque no programa ‘70×7’, deste domingo, a partir das 18h25, na RTP2.
CB