Iniciativa é dirigida às comunidades salesianas
Lisboa, 28 out 2022 (Ecclesia) – Luis Henriques, diretor da Rádio Salesiana, disse à Agência ECCLESIA que a rádio tem um “novo modelo”, quer chegar às comunidades salesianas, através dos postos emissores e, a partir de 1 de novembro, através da Internet.
“Este novo modelo é uma rádio direcionada para a comunidade salesiana, ‘de’ e ‘para’ a comunidade, pretende-se que seja feita pela comunidade e direcionada à comunidade, pelos alunos, antigos alunos, cooperadores, família salesiana e os próprios salesianos”, destaca em declarações à Agência ECCLESIA.
Atualmente a rádio “foi alvo de um processo de revitalização e modernização”, transmite através de três emissores, Alijó, Sabrosa e Entroncamento. (nas frequências 90.1, 99.0 FM e em 105.7 FM, respetivamente).
“Em antena aberta, funciona como rádios local, agora com um novo modelo, com uma uniformização; depois no online posso revelar que ainda não foi feito o lançamento oficial mas que já estamos ao vivo e a página em testes, será em breve feito o lançamento no www.radio.salesianos.pt”, explica o responsável.
A rede social da Rádio Salesiana avança que a presença na Internet vai ser a “partir do dia 1 de novembro”.
Luis Henriques adianta que a “grande missão” da rádio é “servir os jovens segundo os ensinamentos de D. Bosco”, terem uma “plataforma que possam usar, ouvir e participar na elaboração de programas, projetos e ideias”.
“Somos ecléticos porque o nosso auditório abrange desde os ouvintes locais à comunidade salesiana, com grande espetro de idades, temos de ter programas para todos os gostos e idades”, refere.
O diretor da rádio Salesiana indica ainda que espera que “toda a comunidade salesiana”, de jovens, alunos e antigos alunos possam fazer à rádio.
“Temos a ideia de, na Jornada Mundial da Juventude, ter jovens a participar como colaboradores da rádio, para fazer a cobertura no âmbito mais largo possível, neste tempo de preparação estamos a fazer um programa JMJ ConBosco que se divide por temáticas como a história, testemunhos, informações, patronos, e convidar os jovens a participar na JMJ”, explica.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA deste sábado, pelas 06h00, na Antena 1 da rádio pública, ficando depois disponível online e em podcast.
SN