Skip to content
Agência ECCLESIA
  • #DIOCESES
  • NACIONAL
  • VATICANO
  • INTERNACIONAL
  • AGENDA
  • VIDEOS
    • CONTEÚDOS
      • Nacional
      • Vaticano
      • Internacional
      • Agenda
      • Documentos
      • Entrevistas
      • Opinião
      • Rubricas
      • Obituário
      • Temas
      • Todas as notícias
    • MARCA ECCLESIA
      • Programa ECCLESIA RTP2
      • Programa 70×7 RTP2
      • Programa Antena 1
      • Semanário (Arquivo 2013-2017)
      • Enciclopédia Católica
      • Doutrina Social da Igreja
      • MULTIMÉDIA
        • Videos
        • Audios
        • Fotos
    • APONTADORES
      • Conferência Episcopal
      • Anuário Católico (endereços)
      • Institutos Religiosos (CIRP)
      • Santuário de Fátima
      • Secretariado da Liturgia
      • Comentários às Leituras
      • Breviário | Leituras | Missal
      • Click to Pray
      • Passo-a-rezar
      • Editorial Cáritas
    • CONTACTOS
      • SNCS – Agência Ecclesia
        Quinta do Bom Pastor
        Estrada da Buraca, 8-12
        1549-025 LISBOA
        Tel.: + (351) 218855472
        agencia@ecclesia.pt
      • NEWLETTER ECCLESIA
        mensagem pela manhã
        todas as notícias do dia
      • FICHA TÉCNICA
  • pesquisa
Agência ECCLESIA
  • #DIOCESES
  • NACIONAL
  • VATICANO
  • INTERNACIONAL
  • AGENDA
  • VIDEOS
  • DOCUMENTOS
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
  • RUBRICAS
  • Programa ECCLESIA RTP2
  • Programa 70×7 RTP2
  • RÁDIO – Programa na Antena 1
  • Todas as notícias

Media: Papa «valoriza» pessoa com deficiência em sociedade de «utilidade»

23 Janeiro, 2015 17:25

Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência comenta mensagem para Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015

Lisboa, 23 jan 2015 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência (SPPD) considera que o Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, “valoriza” a pessoa com deficiência numa sociedade que “mede as pessoas pela sua utilidade”.

“Penso que uma das maiores dificuldades que sentem as pessoas com deficiência é na comunicação e acolhimento, quem os ouve, quem os recebe, quem abre os abraços, quem tem a capacidade de ir ao encontro e a maioria de nós tem dificuldades neste encontro”, explica Isabel Vale à Agência ECCLESIA.

Para a responsável do SPPD, a mensagem valoriza as pessoas com deficiência numa sociedade que “mede as pessoas pela sua utilidade”.

“Muito têm para nos ensinar, a propósito de limitações e comunicação, as famílias com filhos marcados por uma ou mais deficiências”, escreveu Francisco na mensagem ‘Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’.

Segundo Isabel Vale, o Papa é capaz de “mostrar” que da relação que se constrói com pessoas com deficiência desenvolvem-se “capacidades” e todos têm de abrir-se e aceitar o “outro como ele é e também aquilo que pode dar”.

Francisco especifica que a deficiência motora, sensorial ou intelectual “sempre constitui uma tentação” às famílias fecharem-se mas alerta que “pode tornar-se, graças ao amor dos pais, dos irmãos e doutras pessoas amigas, um estímulo para se abrir, compartilhar, comunicar de modo inclusivo”.

“Pode ajudar a escola, a paróquia, as associações a tornarem-se mais acolhedoras para com todos, a não excluírem ninguém”, exemplificou o Papa no documento publicado na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).

“Diz que as pessoas com deficiência têm muito para ensinar e vai ao pormenor. Este sentido do concreto que o Papa tem para apontar o caminho é extremamente bonito”, observa Isabel Vale.

Neste contexto, o Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência considera que as comunidades cristãs “precisam” de saber que as pessoas com deficiência podem “enriquecê-las”, podem “aprender”, “ser mais pessoas e crescer em amor, relação e partilha” com o que eles podem ensinar.

O SPPD também explica que as comunidades mais pequenas “vivem da proximidade” e esta relação acontece mas em ambientes mais citadinos e populosos, com “comunidades mais flutuantes” torna-se “mais difícil” esta abertura da Igreja.

Da experiência e conhecimento que têm das 20 dioceses destaca o trabalho e serviço com “programas de intervenção” que têm desenvolvido, como Bragança-Miranda; Algarve ou Vila Real, e consideram necessárias as “recomendações” do Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“É preciso preocupação pastoral de um caminho que se vai fazendo sempre de abertura que não estavam a ser feitos”, revela a interlocutora.

A responsável do serviço da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana revelou ainda estar “muito contente” e “sensibilizada” pelo Papa ter feito referência às pessoas com deficiências no âmbito da comunicação.

“Não só nas palavras que escreve mas nas suas ações o Papa é muito pedagógico neste interesse e olhar de carinho que mostra para com todas as pessoas tendo alguma predileção para as pessoas com deficiência”, desenvolveu Isabel Vale.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

CB/OC

Partilhar:
Tags: Comunicações Sociais, Diocese de Braga, Diocese de Vila Real, Diocese do Algarve, Papa Francisco, Pastoral Social, Pessoa com deficiência
← Artigo Anterior
Artigo Seguinte →

Últimas NACIONAL

DNPJ: «Saiam da bolha», diz presidente do Conselho Nacional da Juventude aos jovens católicos

DNPJ: «Saiam da bolha», diz presidente do Conselho Nacional da Juventude aos jovens católicos

Guarda: Equipa diocesana de EMRC apela à inscrição na disciplina, «proposta educativa que promove o crescimento integral da pessoa»

Guarda: Equipa diocesana de EMRC apela à inscrição na disciplina, «proposta educativa que promove o crescimento integral da pessoa»

Vaticano: Leão XIV será «um homem com os pés na terra e com os olhos no céu» - Isabel Figueiredo

Vaticano: Leão XIV será «um homem com os pés na terra e com os olhos no céu» – Isabel Figueiredo

Santa Sé: Leão XIV recebe os membros da presidência da Comissão dos Bispos da União Europeia

Santa Sé: Leão XIV recebe os membros da presidência da Comissão dos Bispos da União Europeia

Angra: Arcebispo de Boston preside às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Angra: Arcebispo de Boston preside às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

NOTÍCIAS DO DIA

Maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« Abr    
MARCA ECCLESIA
  • Programa ECCLESIA - RTP2
  • Programa 70x7 - RTP2
  • Programa ECCLESIA - Antena1
  • Semanário
  • Vídeos
  • Fotos
  • Audios
PODCAST
  • Agência ECCLESIA
  • Alarga a tua tenda
  • A Criança no Direito

APONTADORES
  • Conferência Episcopal
  • Dioceses
  • Institutos Religiosos (CIRP)
  • Santuário de Fátima
  • Secretariado Nacional da Liturgia
  • Anuário Católico (endereços)
  • Comentários às leituras
  • Compêndio Doutrina Social da Igreja
  • Catolicopédia (Enciclopédia Católica)
  • Click to Pray
  • Passo a rezar
CONTACTOS
  • Agência Ecclesia
    Quinta do Bom Pastor Estrada da Buraca, 8-12 1549-025 LISBOA
  • (351) 218855472 (Custo da para a Rede fixa Nacional)
  • agencia@ecclesia.pt
  • agencia.ecclesia.pt/
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • FICHA TÉCNICA

Anchor Apple Podcast Spotify Google podcast

© Agência ECCLESIA

Facebook Twitter Youtube Instagram Spotify
Scroll to Top