Media: Jornalista da Agência Ecclesia inicia funções como vaticanista

Chefe de redação, Octávio Carmo, está acreditado permanentemente na Sala de Imprensa na Santa Sé desde este mês

Lisboa, 30 abr 2011 (Ecclesia) – O chefe de redação da Agência ECCLESIA, Octávio Carmo, tornou-se este mês jornalista vaticanista, iniciando funções nessa qualidade com a reportagem dos preparativos e celebração da beatificação do Papa João Paulo II, que decorre este domingo no Vaticano.

O diretor da Agência Ecclesia, Paulo Rocha, sublinha que o facto de ter um elemento da sua redação acreditado permanentemente na Sala de Imprensa da Santa Sé constitui uma “mais-valia para o serviço de informação que quer prestar em português”.

Para o responsável, a possibilidade de ter um jornalista atento ao que acontece no Vaticano, acompanhando no local os principais acontecimentos da Santa Sé, nomeadamente do Papa, constitui uma possibilidade “extraordinária” para melhor informar, em português, sobre o Vaticano.

“Ser jornalista acreditado permanentemente oferece uma extraordinária possibilidade para informar melhor sobre o que acontece no Vaticano, sobre os documentos da Santa Sé e, sobretudo, sobre as intervenções do Papa, tanto nas celebrações como nos eventos onde está presente”, refere Paulo Rocha.

O diretor assinala que este passo na “qualificação editorial” da Agência Ecclesia pode significar uma maior presença nos estados de língua oficial portuguesa: “Acredito que a informação sobre a atividade do Papa e da Santa Sé que a Agência Ecclesia passa a publicar, em português, merecerá atenção crescente nos países lusófonos”.

Octávio Carmo nasceu em 1976 na Ilha da Madeira, licenciou-se em Teologia, obteve uma pós-graduação em Património Religioso (ambos os graus concedidos pela Universidade Católica Portuguesa), trabalhando na Agência Ecclesia desde novembro de 2002, onde começou desde logo a ocupar-se da secção internacional, nomeadamente em assuntos relativos ao Vaticano.

O vaticanista da Agência Ecclesia integrou o grupo de jornalistas que acompanharam Bento XVI no voo papal aquando da sua visita a Portugal (11 a 14 de maio de 2010), também em serviço especial para a Agência Lusa, colaboração que se repete na reportagem que está a realizar no Vaticano para a beatificação de João Paulo II.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top