Media: Jornada Mundial da Juventude continua «em antena»

Programas Ecclesia e 70×7 destacam histórias de participantes, ao longo do mês de agosto

Foto JMJ Lisboa 2023/João Cláudio

Lisboa, 08 ago 2023 (Ecclesia) – O programa Ecclesia em emissão na Antena 1 e na RTP2, e o programa 70×7, emitido ao domingo no canal 2 da RTP, vão destacar ao longo do mês de agosto histórias de participantes na Jornada Mundial da Juventude.

“Cada jovem, cada peregrino da JMJ tem uma história para contar. Ao longo da semana da jornada, assim como nos dias que a antecederam, nas dioceses, registamos histórias de muitos deles, que agora queremos partilhar, ao longo do mês de agosto”, afirmou o diretor da Agência ECCLESIA.

Para Paulo Rocha, a “possibilidade de criar conteúdos muito diversos durante a jornada” mobilizou os profissionais da Ecclesia, que trabalharam em conjunto com a equipa de comunicação da JMJ, e enfrentam agora o desafio de “editar, mostrar os muitos momentos vividos em grupos ou por toda a multidão”.

No mês de agosto, o programa 70×7, emitido ao domingo pelas 17h00, vai abordar uma temática que marcou a jornada: no primeiro domingo do mês o voluntariado na JMJ, no segundo a presença de comunidades portuguesas da diáspora, no terceiro delegações de diferentes países nos Dias nas Dioceses e na semana da jornada, no quarta, a 27 de agosto, o Festival da Juventude e, a 3 de setembro, o tema da economia de Francisco e da sustentabilidade.

De segunda a sexta-feira, o programa Ecclesia emitido na RTP2 terá temáticas que marcam cada dia da semana: à segunda-feira, a entrevista proposta não está relacionada diretamente com a JMJ, mas com assuntos que marcam cada verão, como as festas marianas, a missão, as caminhadas e peregrinações e, na primeira segunda-feira de setembro, o “tempo da criação”; à terça-feira, retomam-se os eventos centrais da JMJ; à quarta, emitem-se os documentários da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que marcaram o ciclo de cinema no São Jorge, durante a jornada; à quinta-feira partilham-se reportagens de muitos palcos da jornada e de temáticas que definiram o seu itinerário; e, à sexta-feira, permanece em antena o comentário à liturgia de domingo.

Na Antena 1 da rádio pública, os temas da jornada passam também pelos programas que são emitidos à quinta-feira, pouco depois da meia-noite, onde são partilhados percursos de vida também relacionados com a JMJ, e ao início do dia de sábado e de domingo, onde as temáticas da JMJ são retomadas ao longo de todo o mÊs.

Para além da programação do mês de agosto, a Agência ECCLESIA vai dar continuidade à comunicação da Jornada Mundial da Juventude a partir do tópico “Geração 2023”, sugerido pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, que será o nome de um podcast com início marcado para setembro, assim como rubricas nos programas emitidos na Antena 1 e na RTP2 e nos conteúdos publicados no portal de notícias.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top