Porta-vozes das conferências episcopais europeias estão reunidos na Alemanha
Colónia, Alemanha, 13 jul 2012 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) quer “reforçar” as relações com os responsáveis pela imprensa no continente, promovendo uma maior abertura, revelou à Agência ECCLESIA o secretário do organismo católico.
“A Igreja não esconde nada”, refere o padre Duarte da Cunha, para quem é necessário “aprender a comunicar aquilo que se vive e aquilo que acontece de uma maneira transparente mas também eficaz”.
Os porta-vozes dos episcopados e jornalistas europeus, incluindo dois representantes portugueses, estão reunidos até sábado na cidade alemã de Colónia para debater a relação entre os media e a Igreja Católica.
Um ponto específico tem sido a “comunicação sobre a situação financeira”, em particular junto do “grande público”.
“A Igreja não usa mal o dinheiro”, indica o secretário do CCEE, elogiando “uma linha de verdade e de transparência” traçada por Bento XVI e a Santa Sé.
Segundo o padre Duarte da Cunha, o programa do encontro visa “aprofundar” temas de interesse comum, sublinhando que, na sociedade atual, “o que acontece num país chega rapidamente a outros”.
Nesse sentido, o sacerdote português considera “fundamental” a existência de uma rede para “tratar a comunicação” da Igreja Católica e sobre a mesma, “quer para anunciar boas notícias, quer para preparar algumas crises”.
Este responsável admite que existem grandes diferenças na Europa, com países “muito desenvolvidos” ao nível da comunicação, categoria na qual inclui Portugal, e outros “que estão ainda a começar”.
“Pela importância que a comunicação vai tendo na vida diária da Igreja, a profissionalização e a qualidade vão melhorando”, prosseguiu.
O secretário do CCEE saúda o “interesse” demonstrado pelas várias instituições católicas relativamente a uma presença “bem trabalhada” nos media.
O padre Manuel Morujão, porta-voz e secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, e Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA, integram o conjunto de bispos, sacerdotes e leigos que marcam presença em Colónia.
O programa compreende uma sessão dedicada aos projetos de comunicação que os episcopados estão a preparar a propósito do Ano da Fé, que decorre de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
PR/RJM/OC