Media: Há uma «conaturalidade» entre Fátima, a sua mensagem e os meios de comunicação

Reitor do Santuário presidiu à sessão de abertura das V Jornadas de Comunicação, sobre o tema «Comunicar para Construir»

Foto Agência ECCLESIA

Fátima, 18 abr 2024 (Ecclesia) – O padre Carlos Cabecinhas afirmou que existe uma “conaturalidade” entre Fátima, a sua mensagem e os media, que motivam a “oferta de reflexão” nas jornadas de comunicação, que decorrem durante o dia de hoje.

“As jornadas surgem precisamente como uma oferta de reflexão, como espaço de reflexão sobre Fátima, mas procurando alargar também o horizonte para a questão mais genérica da importância da comunicação e os desafios que a comunicação oferece hoje em dia”, referiu o padre Carlos Cabecinhas.

As Jornadas de Comunicação do Santuário de Fátima decorrem hoje no Centro Pastoral Paulo VI, com o tema “Comunicar para Construir”, num programa que teve início às 9h00 e se estende até às 17h45.

“Neste tempo de verdades alternativas desta avalanche comunicativa, o pararmos para pensar a própria comunicação do Santuário pareceu particularmente relevante”, salientou o reitor do Santuário.

De acordo com o responsável, é importante parar procurando “refletir sobre diversas perspetivas, diversos prismas, isto é, não adotar apenas um aspeto, não adotar apenas uma perspetiva”, mas alargar ao máximo também a reflexão como proposta para pensar a comunicação, a forma como é feita e o modo como desejam comunicar para construir, “antes de mais para construir pontes e para construir um mundo mais humano, porque mais próximo de Deus e mais cristão”.

O Santuário teve sempre uma preocupação grande com toda a questão da comunicação, portanto as Jornadas de Comunicação surgem neste contexto de percebermos, por um lado, a importância que a comunicação teve sempre para Fátima, a conaturalidade que existe entre Fátima, a sua mensagem e os próprios meios de comunicação”

Foto Agência ECCLESIA

No período da manhã, o “Uso da imagem e a construção do storytelling” foram o mote para a conferência do monsenhor Dario Viganò, vice-chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e das Ciências Sociais e antigo diretor do centro televisivo do Vaticano.

“É muito interessante termos começado precisamente estas jornadas com toda esta dimensão da reflexão sobre a comunicação e o storytelling, o contar uma história e uma narração, que para Fátima é pedagogicamente fundamental, isto é: nós partimos de uma narrativa, partimos de um testemunho pessoal, partimos de histórias pessoais e para Fátima foi sempre fundamental fazer a divulgação da sua mensagem a partir dessas histórias”, indicou.

O padre Carlos Cabecinhas reconhece que este facto obriga repensar e a revalorizar permanentemente a comunicação, no entanto não tem “dúvidas que este é um aspeto que Fátima sempre valorizou” e que tem de valorizar “ainda mais neste tempo”.

No programa das Jornadas de Comunicação consta uma visita temática “Contar Fátima através de 5 objetos do Museu”, por Marco Daniel, diretor do Museu do Santuário de Fátima, e oficinas práticas nas salas dos claustros, com a participação de Rui Neves Moreira, assessor de comunicação e diretor da K-Comunicação, Ana Isabel Costa, jornalista da Antena 1, e Mafalda Monteiro, coordenadora de marca digital do Sporting Clube de Portugal.

Antes do encerramento, decorre a conferência “A importância da voz na construção das histórias”, por Ana Galvão, animadora de rádio, moderada por Diogo Carvalho Alves.

OC/LJ

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