Media: Comunicadores católicos desafiados a ajudarem os jovens a serem motores de mudança e de paz

Congresso internacional da SIGNIS começou hoje em Roma com a presença de mais de 300 profissionais do setor

Roma, 25 fev 2014 (Ecclesia) – O congresso internacional da SIGNIS, associação católica mundial para a comunicação, arrancou hoje em Roma sublinhando a importância do diálogo e dos jovens enquanto alicerces de uma “cultura de paz”.

De acordo um comunicado daquele organismo, enviado à Agência ECCLESIA, o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS) abriu o evento desafiando os mais de 300 profissionais presentes a assumirem-se como rosto de “uma Igreja Católica aberta a todos” e capaz de ir “ao encontro de todos”.

“Ser cidadão do mundo digital, como discípulos e comunicadores, significa estar empenhado no diálogo e no bem-comum, logo construir a paz”, apontou D. Claudio Maria Celli.

O responsável católico recordou a mensagem do Papa Francisco para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sublinhando a importância dos comunicadores católicos estarem na sociedade com uma atitude “aberta ao dar e ao receber”.

Uma das matérias levadas a reflexão no Congresso Mundial deste ano da SIGNIS – subordinado ao tema “Os media por uma cultura de paz” – é o projeto “Criar imagens com as novas gerações”.

“Como discípulos de Jesus, o que é que nós vamos transmitir aos mais novos e o que é que vamos aprender com eles?”, questionou o presidente do CPCS.

O coordenador da SIGNIS destacou o papel que os jovens podem assumir na construção da paz, enquanto motores de “mudança”.

Augustine Loorthusamy salientou ainda que, ao “estarem já completamente por dentro das novas tecnologias”, os mais novos podem assumir-se como mensageiros da “alegria e da beleza da vida” e dar corpo a um conjunto de laços essenciais para a “mudança das comunidades”.

“Por isso é que é tão importante que a comunicação da Igreja Católica chegue às novas gerações”, frisou.

A fusão, em 2001, da UNDA (rádio e televisão) e do OCIC (cinema e audiovisuais) deu origem à SIGNIS International, que tem como membros associações católicas nacionais que congregam instituições e pessoas ativas no meio audiovisual e também organizações católicas internacionais para a comunicação.

Até ao próximo sábado, o organismo vai estar reunido em Roma com mais de 300 profissionais da rádio, televisão, cinema e internet, de 80 países.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top