Media: «Click To Pray», nova aposta interativa do Apostolado de Oração

Obra da Companhia de Jesus promove jornadas sobre comunicação digital

Lisboa, 18 nov 2014 (Ecclesia) – O Apostolado da Oração vai promover esta sexta-feira as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital, com oradores internacionais, apresentando também a nova proposta de oração multimédia, o ‘Click To Pray’, em Fátima.

“[Click To Pray] É a proposta da criação de um ritmo de oração diário, são três momentos muito simples, e integrar os utilizadores numa rede social de oração. É pensado muito para estar com as pessoas e trazer a oração ao dia-a-dia e aos contextos onde estão”, explica o secretário nacional do Apostolado da Oração (AO), em declarações à Agência ECCLESIA.

O novo projeto do AO, obra da Companhia de Jesus, é uma plataforma digital disponível em vários formatos desde um sítio na internet, aplicações móveis (apps), às redes sociais e inicialmente uma newsletter semanal.

“Acreditamos que o mais prático e a maior utilização será mesma pela aplicação móvel”, observa o padre António Valério sobre o ‘Click to pray’.

Por sua vez, Elisabete Carvalho, jornalista do Editorial Apostolado de Oração, destaca a mais-valia deste projeto multimédia, vocacionada para um público mais jovem, com uma linguagem “mais simples, acessível” através de propostas “atraentes” e orações bonitas”.

“Muitas pessoas já não se revêm nos formatos mais tradicionais para rezar, sobretudo os mais jovens que fazem um grande uso das novas tecnologias”, desenvolve.

“Todos os conteúdos” do ‘Click To Pray’, acrescenta a jornalista, foram pensados para “diferentes públicos” e “diferentes quotidianos” de forma a serem o mais abrangentes possível.

Para Elisabete Carvalho este projeto é mais interativo do que outros do AO, como o ‘Passo a Rezar’, porque “tem conteúdos mais variados e imagens”: “Mesmo a aplicação tem imagens diferenciadas para cada oração e tem também a possibilidade de rezar pelas intenções do Papa.”

O ‘Passo a Rezar’, com quatro anos, é oração que pode ser descarregada e ouvida a “qualquer hora do dia, enquanto a pessoa faz outras coisas”, atualmente com 11 mil downloads, “um número significativo” assinala o padre António Valério.

O secretário nacional do Apostolado da Oração assinala a importância e a tradição da primeira sexta-feira de cada mês para esta obra e adianta que nesta rede social também “é um dia importantíssimo”, escolhido para que todos os elementos se mobilizem para “rezar pelas intenções do Papa”.

Ainda no dia 21 de novembro, o AO promove também as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital, desta vez na ‘Domus Carmeli’ de Fátima, abertas ao público em geral mas vocacionadas para profissionais e voluntários ligados à comunicação da Igreja.

O sacerdote conta que esta atividade surgiu da necessidade de conhecer “bem as ferramentas” que podem utilizar nestes novos meios porque as redes sociais são “meios extraordinários de comunicação, informação e fé”.

Elisabete Carvalho considera que em Espanha “já se trabalha a comunicação da fé nos meios digitais de forma diferente” e destaca a presença de “três especialistas espanhóis” que vão partilhar a sua experiência.

As jornadas contam com a participação de especialistas como Silvia Costantini, diretora de comunicação de Aleteia.org; Jorge Mujica, especialista em comunicação eclesial e bloguer católico; e Juan Pablo Cannata, diretor de comunicação do Opus Dei da Argentina.

“Usar bem os meios torna também eficaz o que estamos a fazer”, acrescenta o padre António Valério.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR