«70×7» mostra, no domingo, sinais de «ressurreição» nos dias de hoje
Lisboa, 21 abr 2011 (Ecclesia) – Ao longo dos próximos dias, os programas ECCLESIA na RTP2 e na Antena 1, bem como o «70×7» vão apresentar conteúdos exclusivamente relacionados com o ciclo pascal da liturgia católica.
No domingo de Páscoa, a reportagem do «70×7» (na RTP2, às 09h30) mostra sinais da ressurreição, nos dias de hoje.
A possibilidade de afastar a “pedra do sepulcro” de vidas dominadas por dependências e pela marginalidade é comprovada em Elvas, onde o Movimento Teresiano de Apostolado aposta na atenção a quem procura novos rumos para a própria vida.
Hoje, quinta-feira Santa, José Tolentino Mendonça refere, no programa ECCLESIA (segunda a sexta-feira, RTP2, 18h00), a importância da refeição no ministério de Jesus Cristo.
“Os evangelhos são muito contados à mesa porque ela é a estrutura comunitária por excelência em todas as culturas”, refere José Tolentino Mendonça numa entrevista que pode ser lida na Agência ECCLESIA.
Neste dia, o programa da Igreja Católica apresenta também o teatro “Os Mistérios da Missa” e, pela apresentação do livro “Ouvir, Falar, Amar” revela uma forma de exercer o ministério sacerdotal pelo jesuíta Alberto Brito.
Na sexta-feira Santa, D. António Couto, bispo auxiliar de Braga, revela o significado bíblico da morte de Cristo e contextualiza as celebrações que assinalam, em cada Semana Santa, a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Na Antena 1 (segunda a sexta-feira, 22h45), o programa de hoje é dedicado ao tema da Eucaristia, com o depoimento do dominicano José Nunes.
No domingo (06h00), destaque para o tema da ressurreição e a sua abordagem no segundo volume da obra de Bento XVI sobre Jesus de Nazaré.
Segunda, terça e quarta-feira são dias para se falar de tradições pascais: compasso, procissão das tochas floridas e música pascal.
A Agência ECCLESIA, por seu lado, informa sobre as expressões que a realização desse ciclo pascal encontra nos mais diferentes setores da Igreja Católica, seja nas realizações populares e tradicionais de que as procissões destes dias são sinal, como nos pronunciamentos dos responsáveis eclesiais nas diferentes celebrações do Tríduo Pascal.
Passado este ciclo, o destaque será para a beatificação de João Paulo II, celebração que já mereceu a publicação de uma edição especial do semanário Agência ECCLESIA.
PR/OC