Media: Aposta em conteúdos, com «verdade e autenticidade», é desafio para a Igreja

Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais debateram pós-JMJ, com apelos ao protagonismo juvenil

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Fátima, 22 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media disse hoje em Fátima que a Igreja tem de assumir o desafio de gerar conteúdos com “autenticidade”, particularmente na relação com os mais jovens, no pós-JMJ.

“Foram valorizados os conteúdos e os conteúdos que têm a ver com verdade e autenticidade”, referiu D. Nuno Brás, bispo do Funchal, no final das Jornadas Nacionais de Comunicação Social.

A iniciativa, organizada pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, decorreu desde a tarde de quinta-feira, com o tema ‘Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?’.

Para o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, ficou claro que cada vez mais há “grande variedade de formatos e de conteúdos”.

“Finalmente descolamos da simples forma”, indicou.

O bispo do Funchal considerou que, na relação com os media, surge uma questão fundamental: “Como é que nos habitamos no continente digital?”.

D. Nuno Brás assumiu que existe uma presença cristã, mas o público são “todas as pessoas”, nas suas várias línguas e declinações.

“Aquilo que queremos é oferecer a salvação”, acrescentou.

Num olhar sobre os dois dias de trabalho, o responsável católico sublinhou a importância da “escuta ativa”, sublinhada nos debates, apontando aos desafios “da interação, do encontro, construindo comunidade”, com o apelo a ser “missionários, ousados e criativos”.

Os participantes foram chamados a responder, com uma palavra, à questão

“como é que a Geração 2023 deseja a comunicação na Igreja?”.

Nas respostas, destacou-se a intenção de uma comunicação “verdadeira, aberta, transparente”.

Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA, observou que os participantes apontaram a uma “questão de atitude”, mais do que uma questão “técnica”.

“A maior comunicação que aconteceu na JMJ foi pelos jovens e aí existia, sobretudo, essa marca da autenticidade”, referiu o responsável.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social começaram com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé), mons. Luceio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar” e terminam, esta sexta-feira, com a apresentação do tema “Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições”, por Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha & Vaz.

O programa incluiu dois painéis para projetar a comunicação a partir da apresentação e do debate com jovens.

OC

 

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Agência ECCLESIA

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