Maria Clara: «Mulher forte que mostrou que santidade não significa moleza»

Professora Ana Carneiro Martins deixou-se contagiar pela mensagem da futura beata

Oeiras, Lisboa, 18 mai 2011 (Ecclesia) – O “código de conduta” e os “valores” defendidos pela irmã Maria Clara, que será beatificada este sábado em Lisboa, continuam a marcar a vida de Ana Carneiro Martins.

Em declarações ao programa ECCLESIA, na Antena 1, esta professora de Oeiras conta como o exemplo deixado pela fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) ajudou a mudar o seu relacionamento com Deus e com os outros.

“Conheci a Confhic há três anos, num encontro das missões, em Fátima, e quando vi o que estava a ser feito, e como tinha surgido este trabalho, fiquei fascinada com a figura da Madre Clara” explica a docente.

A riqueza daquele evento, sobretudo numa fase em que Ana Martins estava a redescobrir a sua fé, depois de anos de afastamento, levou-a a procurar ler mais sobre a obra da “Mãe Clara”.

Ficou a conhecer “uma mulher forte, que mostrou que a santidade não significa moleza ou acatar, antes ser determinada” e que tinha como lema “onde houver bem para fazer que se faça”.

Segundo a docente, a Irmã Maria Clara foi ilustrando esse “código de conduta” através do “amor ao próximo”, da “abnegação de deixar uma vida que podia ser faustosa, numa altura muito complicada da história”, e da dedicação aos mais necessitados, “não só aos que estavam próximos mas aos que estavam nas colónias”.

É sobretudo esta vida plena de abertura ao próximo que a professora de Ciências Naturais procura agora desenvolver, participando em encontros mensais na Casa-Mãe da Confhic, em Linda-a-Pastora, onde está sepultada a Irmã Clara.

“O carisma da hospitalidade não é, na prática, nada forçado, aparece no nosso dia a dia continuamente, só que muitas vezes não sabemos identificá-lo, e esses encontros servem para nós nos situarmos”, defende Ana Martins, que agora procura transmitir essa mensagem aos outros, sobretudo aos seus alunos.

Esta entrevista, inserida numa semana de emissões dedicada à beatificação de Madre Clara, poderá ser ouvida na próxima quinta-feira, excepcionalmente a partir das 21:30, no programa da Igreja Católica na Antena 1.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top