Apelos deixados Dia Mundial da Pesca
Lisboa, 21 nov 2011 (Ecclesia) – A Santa Sé apelou hoje à ratificação da Convenção sobre o trabalho na pesca, de 2007, a fim de “garantir condições de segurança de trabalho e proteção social” para os pescadores.
Numa mensagem divulgada no Dia Mundial da Pesca, que se celebra hoje, os responsáveis do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes unem-se aos pescadores “para convidar as organizações internacionais e os governos a desenvolver normas que garantam aos pescadores um trabalho produtivo e digno, no que diz respeito à atividade desenvolvida, retribuição e segurança alimentar”.
O documento, divulgado pela Rádio Vaticano, evoca a situação de precariedade em que vivem muitos dos pescadores, que “utilizam métodos antiquados de pesca e trabalham em condições de grande insegurança”, e sublinha a importância de conservar os recursos mundiais.
“A grande maioria dos pescadores empenhados na pequena pesca artesanal encontra-se nas zonas costeiras dos países em vias de desenvolvimento”, recorda a mensagem, falando “em condições de extrema pobreza”.
Segundo a Santa Sé, também os que trabalham nos grandes navios são “constrangidos a viver a bordo das embarcações por períodos prolongados, com muitas horas de trabalho por dia, em qualquer situação atmosférica, por vezes sem qualquer proteção, e tudo isso com uma retribuição reduzida”.
OC