Madrid: Responsáveis internacionais preparam próxima Jornada Mundial da Juventude

Representantes portugueses admitem que «ainda falta muito por fazer»

Madrid, 13 Jan (Ecclesia) – Mais de trezentas pessoas participam até ao próximo Sábado no II encontro internacional de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, em Madrid, conhecendo os principais espaços onde vai decorrer a iniciativa.

Os padres António Jorge Almeida e Pablo Lima, representantes de Portugal no encontro, referem, em comunicado, que “ainda falta muito por fazer” e que “algumas dioceses estão a fazer pouco pelas Jornadas e que outras estão a ser pouco flexíveis na aceitação de inscrições com as variantes de transporte e alojamento que uma tal proximidade geográfica obrigam a observar”.

“Nestes quatro dias intensos de oração e trabalho, fazemos uma experiência de comunhão com os nossos pares de todo o mundo e tratamos de aspectos logísticos e práticos do encontro mundial de jovens”, assinalam, a respeito do encontro que decorre entre 12 e 15 de Janeiro.

O padre António Jorge Almeida, director do Secretariado de Pastoral Juvenil de Viseu e membro da Equipa permanente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), e pelo padre Pablo Lima, director do mesmo Departamento, consideram que “o momento é de trabalho atento às realidades concretas e não de fórmulas únicas e fechadas”.

“Temos ainda a impressão que a facilidade que o Comité abriu de fazer as inscrições directamente no site, está a distrair muitos jovens, animadores e grupos de integrar-se com as suas dioceses e movimentos, cortando assim esta dimensão de comunhão com os nossos próximos imediatos e comprometendo o «pós-jornada» por falta de integração”, alertam.

Presente neste encontro, com representantes de perto de oitenta países, está o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos.

Para este responsável, as JMJ deram origem a uma “nova geração de agentes pastorais, uma nova geração de educadores”

“Cada nova edição da JMJ é um repto para a pastoral juvenil antes, durante e depois da mesma. A crise actual coloca-nos em sérias dificuldades para educar as novas gerações”, sublinhou.

A JMJ de 2011 vai decorrer entre 16 e 21 de Agosto, na capital espanhola, com a presença de Bento XVI nos últimos dias do encontro, que deve contar com a participação de dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo.

DNPJ/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top