Madrid: Portugal representado no coro das Jornadas Mundiais da Juventude

Grupo de jovens da paróquia de Canelas, diocese do Porto, espera «colaborar e fazer parte de uma grande festa»

Vila Nova de Gaia, Porto, 14 ago 2011 (Ecclesia) – Cerca de 30 jovens portugueses da região de Vila Nova de Gaia, na diocese do Porto, vão fazer parte do coro das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), um evento da Igreja Católica que começa na próxima terça-feira, em Madrid.

“Costumamos colaborar ativamente nas eucaristias da nossa paróquia, em Canelas, e pensamos que isto é uma forma diferente de participar nas jornadas, de ter uma experiência diferente e aprender um pouco mais”, realça Pedro Pires, em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA.

De acordo aquele responsável, a oportunidade surgiu depois da organização das JMJ ter “aberto um convite” a todos quantos quisessem ajudar a animar alguns dos principais momentos de oração incluídos no programa oficial daquela iniciativa.

Em causa estão sobretudo a vigília de oração e a eucaristia de despedida, que serão presididas por Bento XVI nos dias 20 e 21 de agosto, respetivamente, no aeródromo de Cuatro Vientos.

“Enviámos um breve currículo e uma gravação com dois temas cantados por nós, de acordo com o que era exigido, e entretanto fomos selecionados”, explica Pedro Pires.

Juntamente com “mais de 6 mil jovens de todo o mundo”, os cantores lusos vão ter como principal missão “dar suporte ao coro principal e puxar pela participação da assembleia” durante as cerimónias.

Sem aspirar a “grandes reconhecimentos”, o grupo de Canelas quer sobretudo “colaborar e fazer parte de uma grande festa”, prolongando assim uma história de ligação às JMJ que já vem desde 1997.

Para Pedro Pires, “além dos banhos de multidão, que marcam sempre, os momentos mais especiais das jornadas acabam por ser situações muito íntimas, pequenas coisas que marcam a forma como cada um encara a fé”.

“A grande lição que podemos tirar é que não estamos sozinhos no mundo, há uma fé que é partilhada por muita gente, no mundo inteiro, ainda que de formas diferentes, e isso alarga-nos muito os horizontes”, destaca.

A 26.ª Jornada Mundial da Juventude, sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, conta com mais de 400 mil inscritos, incluindo cerca de 12 mil portugueses, sendo aguardados mais de um milhão de peregrinos, números que fazem do encontro o maior evento juvenil católico.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top