Madrid: Peregrinação da Cruz prepara Dia Mundial da Juventude

Começa hoje a peregrinação da Cruz dos Jovens pela arquidiocese de Madrid, preparando o próximo Dia Mundial da Juventude, que a capital espanhola receberá em 2011.

Para a ocasião, o arcebispo de Madrid, escreveu uma mensagem, na qual recorda que esta Cruz, que o Servo de Deus João Paulo II entregou aos jovens em 1984 para que a levassem a todo o mundo, é o símbolo do Dia Mundial da Juventude: “Ela representa o encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós. Ao levar a cruz sobre os seus ombros, os jovens convertem-se em portadores da alegre notícia da salvação”.

“Exaltar a cruz, levantá-la ao alto, de modo que todo o mundo a veja e se salve, é uma indicação do próprio Cristo”, referiu o Card. Antonio Maria Rouco Varela, justificando a escolha de 14 de Setembro, data da festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, para o início da peregrinação. “A Igreja cantou e canta a cruz como sinal de vitória”, evocando o amor de Cristo, que “cura, liberta, purifica, resgata e pacifica”, acrescentou.

O prelado pediu aos jovens que a Cruz seja mostrada a todos, “especialmente aos que não crêem, aos que vivem sem esperança de ser amados, aos que sofrem as terríveis cruzes que outros carregam sobre seus frágeis ombros”.

“Não façais da cruz um sinal banal, superficial ou sem sentido. Na vida de cada dia, tereis a ocasião de mostrar, fazendo o sinal da cruz, que escolheis o amor (…) [e] o serviço aos irmãos”, assinalou o arcebispo.

O Card. Rouco Varela referiu que o Dia Mundial da Juventude não é um fim em si mesmo, mas um meio eficaz para avivar a fé e descobrir que somente Cristo é a meta do homem: “Ao iniciar esta peregrinação, não pensem somente na meta temporal do DMJ, mas olhem além, contemplem a meta da vida, na qual Cristo ressuscitado brilha com uma luz inesgotável, que ilumina a nossa existência e nos enche do prazer da vida eterna.”

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top