Comunidade de Ponta Delgada celebrou São Pedro e os 25 anos do Centro Social e Paroquial do Bom Jesus da Ponta Delgada

Foto: Duarte Gomes/Jornal da Madeira

Funchal, Madeira, 30 jun 2022 (Ecclesia) – D. Nuno Brás, bispo do Funchal, esteve esta quarta-feira na comunidade paroquial de Ponta Delgada, celebrando o padroeiro, São Pedro, e os 25 anos do Centro Social e Paroquial do Bom Jesus da Ponta Delgada, “obra que é mais do que simplesmente uma realidade humana”.

“Este nosso centro paroquial e a maioria daqueles que eu conheço, não apenas aqui na região, mas um pouco por toda a parte, são precisamente testemunhas de como a fé vai abrindo estas portas, de como a fé vai sanando problemas, retirando obstáculos e a obra nasce porque Deus quer, porque é presença de Deus, porque é mais do que simplesmente uma realidade humana”, frisou, na sua homilia.

A comunidade paroquial de Ponta Delgada e muito particularmente os utentes das diferentes valências do Centro Social e Paroquial do Bom Jesus da Ponta Delgada participaram na celebração presidida pelo bispo do Funchal. 

“O que distingue um Centro Paroquial e Social de outras instituições é o facto o fruto de um querer humano, mas também um fruto da própria atitude de fé”, indicou.

O padre Duarte Gomes, pároco de Ponta Delgada, desafiou ainda os presentes a a viver o dia de São Pedro “procurando imitar este apóstolo”, de modo a que “a ação social seja um verdadeiro testemunho do evangelho, dessa presença de Cristo vivo que continua a ir ao encontro dos mais pobres, dos mais desfavorecidos, daqueles que precisam da nossa atenção”. 

O sacerdote referiu ainda ao Jornal da Madeira as dificuldades que a instituição vive, não tendo “capacidade financeira para sustentar a manutenção mais profunda dos espaços” e admite ser “preciso reunir vontades” devido aos “orçamentos elevados”.

No final da Eucaristia seguiu-se a procissão até ao cais, onde D. Nuno Brás procedeu à bênção das embarcações.

Neste momento, o Centro Social e Paroquial do Bom Jesus da Ponta Delgada conta com um lar, uma residência para idosos, centro de dia, um infantário e lavandaria com apoio ao domicílio.

SN

Partilhar:
Share