Madeira: Novena de preparação para o Natal associa-se ao Ano da Fé

Tradicionais «Missas do Parto» reúnem milhares de pessoas por todo o arquipélago

Funchal, Madeira, 17 dez 2012 (Ecclesia) – As tradicionais ‘missas do parto’, novena de preparação para o Natal na Madeira, lembram este ano a celebração do Ano da Fé proclamado por Bento XVI.

“Vamos caminhar redescobrindo o percurso da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Trata-se de conduzir, pela mão maternal de Maria, os homens para fora do deserto, para lugares de vida, da amizade com Cristo, para aquele que dá a vida em plenitude”, referem as propostas apresentadas na página diocesana na Internet.

O documento deixa votos de que estas celebrações sejam “um tempo oportuno para encontrar Jesus na sua Igreja com a ternura e a fé de Maria”.

As chamadas ‘missas do parto’ são uma tradição particular do arquipélago da Madeira que, por norma, decorrem nas últimas horas da madrugada.

Este é um momento exclusivo para cantar versos populares, em honra da Virgem Maria e do Menino Jesus, alguns dos quais remontam aos primeiros povoadores da Madeira, no século XV.

Os cânticos, feitos em verso, permanecem os mesmos pelo menos há um século.

“É uma das tradições religiosas madeirenses, únicas e originais, que marcam profundamente a preparação para o Natal. Mas a missão da Igreja não é apenas celebrar tradições ou a riqueza do passado, mas apresentar caminhos para o hoje e o futuro da vida, na consciência que Deus é a Felicidade que tantos ansiamos”, pode ler-se no opúsculo publicado pela Diocese do Funchal.

O bispo local, D. António Carrilho, começou este domingo a celebrar estas missas num périplo que o leva às paróquias do Campanário, Santo António, Porto da Cruz, Calheta, Garachico, São Pedro e à Sé, entre as 05h30 e as 07h30.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top