Nova unidade aposta nas «potencialidades e capacidades dos utentes»
Funchal, Madeira, 21 jul 2016 (Ecclesia) – O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ), inaugurou esta quarta-feira a Residência Autónoma de Saúde Mental – Quinta Maria Mendes, uma unidade de reabilitação psicossocial que “aposta nas potencialidades e capacidades” dos utentes.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o IHSCJ informa que o novo equipamento se destina a pessoas com “reduzido grau de incapacidade psicossocial” por doença mental grave, clinicamente estabilizadas, “sem suporte familiar ou social adequado”.
Com lotação de sete camas, esta Unidade de Reabilitação Psicossocial está inserida no “paradigma da reabilitação psiquiátrica”, que aposta nas potencialidades e capacidades dos utentes.
Neste contexto, sendo um espaço de “reintegração social e promoção da independência” dos utentes a Residência Autónoma de Saúde Mental – Quinta Maria Mendes vai “manter e potenciar competências” ao nível das atividades de vida diárias.
A equipa técnica nuclear de apoio é constituída por psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo e auxiliar.
A nova unidade pertence à Casa de Saúde Câmara Pestana que detém duas residências autónomas, na Região Autónoma da Madeira, e localiza-se na freguesia de São Gonçalo, no Funchal.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque; do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo; do secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes; da secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal; e da superiora provincial da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, irmã Sameiro Martins.
CB/OC