Madeira: 500 anos da Diocese do Funchal em destaque no jornal do Vaticano

«L’Osservatore Romano» publica artigo histórico sobre a presença católica no arquipélago

Cidade do Vaticano, 12 set 2014 (Ecclesia) – O jornal do Vaticano publicou hoje um artigo sobre a Diocese do Funchal, nos 500 anos da sua fundação, em que se destaca o seu caráter “global” e se assinala o papel que desempenhou no contexto da expansão portuguesa.

“A Diocese do Funchal foi a primeira diocese portuguesa da Igreja Católica instituída fora da Europa, na sequência das viagens marítimas de descoberta que potenciaram a experiência de globalização”, refere o texto, assinado pelos historiadores José Eduardo Franco e Ana Cristina Vieira, com o título ‘Funchal, primeira diocese global’.

O artigo dos historiadores portugueses realça que a Madeira viria a tornar-se “uma plataforma estratégica da expansão ibérica para os mundos que então se abriam como novos aos olhos da Europa Cristã”.

Fundada em 1514, a primeira diocese ultramarina portuguesa foi, inicialmente entregue ao vigário de Tomar, D. Diogo Pinheiro, que se tornou o seu primeiro bispo, embora não tenha visitado o território, o que também aconteceu com o seu sucessor, D. Martinho de Portugal.

“O alto estatuto atribuído ao território [arquidiocese] possibilitou a criação de um conjunto de novas dioceses — Angra, nos Açores, Cabo Verde, S. Tomé e Goa, que muito contribuiu para a progressiva afirmação da Igreja nacional pelo império”, pode ler-se.

O texto elogia a “capacidade de sobrevivência, de luta, de adequação à mudança dos tempos” que a Igreja Católica na Madeira apresentou ao longo destes 500 anos.

A Diocese do Funchal foi criada com a Bula ‘Pro Excelenti Praeminentia’ assinada pelo Papa Leão X, a 12 de junho de 1514.

Para assinalar o aniversário vai realizar-se o congresso internacional ‘Diocese do Funchal, a Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades”, de 17 a 20 deste mês.

“É a riquíssima história da Diocese do Funchal, enquanto instituição e polo de estruturação religiosa, social e cultural de um povo insular que cruza a sua história com a história de outros povos, que é constituída como objeto de estudo multidisciplinar em sede de congresso internacional”, antecipa o artigo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top