LUSOFONIAS – Nas franjas das montanhas do Munhino

Tony Neves, no Munhino

Luanda foi-se tornando pequenina e distante, à medida que o avião da TAAG se dirigia para o sul planáltico, com destino à cidade do Lubango. O fim de semana fora muito preenchido por um misto de agenda pastoral e social. Tive a alegria de reencontrar e abraçar velhos amigos que me vieram saudar. Vivi momentos muito intensos no encontro de reflexão realizado na Paróquia da Senhora da Paz, no Bairro Rocha Pinto, em pleno musseque, na manhã de sábado. O domingo acordou-me cedo para uma Eucaristia com muitas centenas de pessoas na Comunidade da Congeral, nascida numa fábrica de pesca e transformada numa grande comunidade de bairro, sob a protecção de Santa Teresinha. A Missa foi muito animada e, no fim, pude perceber o andamento acelerado das obras da construção de uma grande Igreja. O povo vive no musseque, é pobre, mas tem uma generosidade extraordinária aliada a uma grande capacidade de fazer caminho como família unida. Aqui se comprova que, pela Fé, a união gera ainda mais força!

Aterrei no Lubango, numa tarde fresca de 2ª feira. O P. Roberto Tchikakumbi, responsável pelo Noviciado Espiritano, acolheu-me e apontou o carro para a direcção da cidade, onde fomos até à Missão da Senhora das Dores. De lá, seguimos para o Munhino, a uma vintena de kms, já perto da histórica Missão da Huíla, visitada por Miguel Torga. Além do Noviciado, neste Centro de Espiritualidade cravado numa montanha de densa floresta, constantemente visitado por macacos, está a decorrer o ‘Mês Espiritano’, um programa de preparação para os Votos Perpétuos. Faz muito frio e tivemos de andar todos bem encasacados. Mas o importante é que este é um ano de ‘boa colheita’ e são 12 os jovens que decidiram entregar toda a vida ao serviço da Missão. Ali os encontrei e com eles fiz caminho de dois dias intensos e felizes. A sua origem geográfica mostra a diversidade da presença Espiritana por terras de Angola. O João Tchikambi é da Catumbela (Benguela); o Venâncio Tchalo é da Tchiva (Huambo); O Eliseu Afonso é de Benguela; o Martinho Mulatu é daqui do Munhinho (Lubango); o Marcos Canjongo é da Matala (Huíla); o João Pedro, o Inácio Gerónimo e o Carlos Pilartes são de Caconda (Huíla); o Marcelino Satchingunde e o Ângelo Kalumbwe são do Lobito (Benguela); o Pedro André é do Soyo (Zaire) e o Gelson Costa é do Lubango.

Estão todos disponíveis para partir, de coração aberto, rumo a um das seis centenas de países onde os Espiritanos vivem e trabalham, ao serviço das Igrejas locais, fazendo uma opção clara pelos mais pobres.

Aqui no Munhino funciona ainda o Noviciado com nove Noviços, provenientes dos quatro cantos de Angola. Preparam-se para professar em Setembro, após um ano de experiência de vida religiosa em comunidade. Seguirão para estágio missionário.

A Missão Católica é bastante antiga e, além da Igreja, tem a funcionar no seu terreno uma Escola e um Centro de Saúde que acolhe e atende as populações desta área. Foi ainda construído, há alguns anos, um Centro de Espiritualidade com o objectivo de acolher retiros, Capítulos e outros eventos da Família Espiritana, sendo também aberta a possibilidade de outras Congregações, Paróquias e Movimentos ali realizarem actividades pastorais. Com a pandemia, tudo fechou e, dado o aumento de Noviços e as obras em curso na Casa do Noviciado, este Centro de Espiritualidade está ao serviço do Noviciado até à cerimónia das Profissões Religiosas. Pena é que a rede seja quase inexistente, o que me fez estar três dias completamente desligado do resto do mundo…

Cerca de 350 kms separam o Munhino de Benguela, a minha próxima paragem. Na antiga Igreja do Pópulo (no coração desta cidade das acácias rubras) e em S. João Baptista do Lobito terão lugar conferências e celebrações que me vão preencher a agenda, até partir para o Huambo. Nesta capital do planalto central, terá lugar o Capítulo Provincial dos Espiritanos. Também será na antiga cidade de Nova Lisboa que acontecerá a Profissão Perpétua e a Ordenação de Diáconos destes doze jovens Espiritanos.

Partilhar:
Scroll to Top