Funchal: Duas instituições assinam protocolo de cooperação para ajudar doentes oncológicos

Funchal, 21 jul 2022 (Ecclesia) – O «Recolhimento do Bom Jesus da Ribeira» e a «Associação Mama Help» assinam hoje um protocolo de cooperação tendo em vista o desenvolvimento de atividades terapêuticas complementares a pessoas com doença oncológica, pelas 17h30, no Funchal (Ilha da Madeira).

A cerimónia é presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e conta com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, da secretária regional da Inclusão e Cidadania, Rita Andrade, do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão de assinatura do protocolo de cooperação tendo em vista o desenvolvimento de atividades terapêuticas complementares a pessoas com doença oncológica realiza-se no nº 65 do Caminho da Achada, propriedade da Diocese do Funchal e pertencente ao legado da Senhora Dona Eugénia de Freitas Bettencourt.

Por decisão do bispo do Funchal, o «Recolhimento do Bom Jesus da Ribeira» (uma das mais antigas instituições de solidariedade social da Madeira) assumiu, desde novembro de 2021, a administração do “Legado da Senhora Dona Eugénia”, a qual, por testamento de 19 de outubro de 1976, constituiu a Diocese do Funchal herdeira de todos os seus bens para “serem aplicados no Distrito do Funchal em obras de assistência a doentes cancerosos”.

A Associação «Mama Help», sem fins lucrativos e entidade de utilidade pública, tem como objetivo acompanhar a jornada dos doentes com cancro, desde o diagnóstico até ao fim do tratamento, através de valências, na sua maioria, não disponíveis nos sistemas públicos de saúde.

Com presença no Porto e em Lisboa, a «Mama Help» tem desenvolvido um intenso trabalho na literacia para a saúde, especificamente para a saúde oncológica.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top