«Logomedia» celebra 25 anos

Lisboa, 07 mai 2011 (Ecclesia) – A produtora católica Logomedia celebra hoje 25 anos de existência, com a consciência de um “trabalho positivo” e vontade de investir em outros meios de apoio ao trabalho pastoral da Igreja Católica.

Para o administrador da empresa, há 18 anos em funções, “o sonho de ter uma webtv com conteúdos religiosos poderá ser um projeto interessante” mas, por agora, “o futuro nesta área terá de ser feito através de parcerias, com clientes ligados à Igreja”.

Paulo Alvito, em declarações publicadas no semanário Agência ECCLESIA desta semana, recorda um percurso que começou em 1986, com um espaço alugado à Ordem do Carmo, na rua de Santa Isabel, em Lisboa.

“Na altura em que foi fundada, a maior preocupação era uma atuação na área dos grupos media, com vista a produzir artigos audiovisuais, na altura os diaporamas, as cassetes VHS, numa perspetiva pedagógica de utilização dos conteúdos em grupo” explica aquele responsável.

Apresentando-se como uma “cooperativa cultural”, formada por organismos ligados à Igreja, como por exemplo institutos religiosos, congregações ou seminários, o começo foi “algo tímido”, apenas com 20 a 30 sócios cooperadores, e com “um certo receio do que é que poderia dar”.

Para Paulo Alvito, um dos grandes pontos de viragem da Logomedia deu-se em setembro de 1997, quando a cooperativa “começou a apostar na produção de conteúdos para televisão”, o que “coincidiu com o arranque do Programa Ecclesia, na RTP2.

“Felizmente, mostrámo-nos capazes, constituímos uma equipa competente, e ainda estamos a fazer o programa que já vai com 14 anos” realça o gerente executivo, para quem este projeto tem tido “audiências razoáveis e as pessoas se têm vindo a fidelizar”.

Actualmente, com uma nova sede e mais meios técnicos e humanos, para além de dar continuidade ao trabalho realizado, na área televisiva, na formação de recursos humanos para os media e na produção de artigos audiovisuais, agora em DVD, outro objetivo passa por alargar cada vez mais o campo de ação para fora do âmbito religioso.

“Apesar de termos uma formação estatutária que fundamenta e se baliza por conteúdos religiosos, se pudermos ter conteúdos institucionais a serem produzidos para empresas ou spots publicitários de empresas que não tenham nada a ver com a Igreja, também os faremos e ambicionamos poder fazê-lo” sublinha Paulo Alvito.

Para já, faz parte dos planos da Logomedia o lançamento, na próxima semana, da primeira série de um conjunto DVD que está a ser preparado sobre os sacramentos da fé cristã.

Brevemente serão também abertas ações de formação para todos aqueles que, nas paróquias, lidam diariamente com a comunicação social, nomeadamente porta-vozes e responsáveis de congregações ou institutos religiosos.

Os 25 anos da Logomedia são assinalados este sábado com uma eucaristia de ação de graças, ao meio-dia, na capela do Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa, onde tudo também começou.

A missa é presidida por um dos fundadores da Logomedia, o bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, e contará com a presença dos atuais 89 sócios cooperadores, e restantes funcionários e colaboradores.

JCP

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