Lisboa, 2 jun 2011 (Ecclesia) – O bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria, classificou a visita de João Paulo II à Ilha da Madeira (12 de maio de 1991) como “um dos momentos mais importantes da diocese”.
Na apresentação do seu último livro, esta terça-feira, D. Teodoro de Faria realçou que a visita do agora beato João Paulo II ao território madeirense ficou na memória de todos e “é a mais notável de toda a história” da ilha”, confessou o autor, visivelmente emocionado pela escolha.
A obra «João Paulo II – Pastor Universal na Madeira» foi apresentada por D. Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora e também natural da Ilha da Madeira, onde fez referência aos “desafios e as vitórias de João Paulo II, num mundo conturbado” – lê-se na edição de hoje do Jornal «Diário da Cidade».
“As inúmeras viagens do Papa polaco, por todo o Mundo, foram o rosto de uma igreja missionária, ao serviço da família humana, de uma igreja defensora da justiça, dos direitos humanos e da paz”, apontou.
A visita de João Paulo II à Madeira, agora relatada em livro, constitui uma “homenagem a um dos maiores Papas da História” – salientou D. Maurílio de Gouveia.
A obra é editada pela Direção dos Assuntos Culturais daquela região.
LFS