Lisboa, 28 mar 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia, para este V domingo da Quaresma, faz a proposta de um “recanto da oração” para a celebração em família.

“Convém escolher na casa um espaço adequado para celebrar e rezar juntos com dignidade e recolhimento. Onde for possível, prepare-se um pequeno «recanto da oração»”, pode ler-se nos subsídios disponibilizados no site da Liturgia. 

A situação atual que “não permite participar na celebração eucarística do quinto Domingo da Quaresma” é alentada por este momento de celebração a “realizar em família” e em comunhão com toda a Igreja.

Com o Evangelho deste domingo, atualizado com a realidade da epidemia Covid-19, os cristãos são convidados a “confiar a vida” e à esperança.

“Ele passa pelas nossas ruas desertas, pelas nossas praças abandonadas, nos corredores dos hospitais ou nas casas para fazer florescer a vida. Espera somente a nossa adesão sincera ao seu projeto de vida”, lê-se no trecho para meditação.

Os responsáveis dividiram esta celebração, iniciada pela recitação de um Salmo, depois com reflexões intituladas “A vossa Palavra é a luz dos meus passos” e “A Vós se eleva a nossa prece”, bem como com textos que proporcionam a meditação e oração.

Para o momento de celebração é sugerido “um canto da casa onde se coloca a Bíblia aberta, a imagem do crucifixo, um ícone/imagem da Virgem Maria e uma vela para acender no momento oportuno”. 

Os subsídios podem ser descarregados no site do Secretariado da Liturgia.

SN

Partilhar:
Share