Liturgia: Projeto «Laboratório da Fé» propõe um «MasterChef» da presença de Deus

Braga, 13 jan 2015 (Ecclesia) – O projeto “Laboratório da Fé”, da Arquidiocese de Braga, propõe "Saborear a presença de Deus" durante o Tempo Comum, a partir da primeira leitura da liturgia de cada domingo.

“O itinerário que propomos consiste em aprimorar o paladar, em fazer um ‘MasterChef’ da saborosa presença de Deus na vida de cada ser humano”, revela o sítio online que recorda a frase “A Bíblia é para comer” do padre José Tolentino Mendonça, na segunda parte da obra «A mística do instante».

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o “Laboratório da Fé” explica que durante o novo tempo litúrgico – Ano B do Tempo Comum – propõe “acompanhar a vida dum povo” através dos textos da primeira leitura de cada domingo que “permitem saborear” cada palavra e gesto para “descobrir o sabor de Deus”, não só nos acontecimentos narrados mas também na “própria história”.

Um dos aspetos “mais significativos” do Ano Litúrgico, desenvolve, é a sua dinâmica contemplativa em dois pontos: “Em primeiro lugar, centra-se na vida de Jesus Cristo; em segundo lugar, envolve-nos na vida de um povo com o qual Deus preparou a realização desses acontecimentos”.

Neste contexto, e num convite aos internautas, revela que vão continuar a “concentrar a atenção” no segundo aspeto, apoiados nos textos bíblicos da primeira leitura de cada domingo, mas “sem deixar de lado o primeiro”.

A meta é compreender que «o paladar não é indiferente ao amor de Deus como não é de todo indiferente a qualquer amor. Deus saboreia-se, Deus é sabor», acrescenta o Laboratório da Fé.

O Tempo Comum começou esta segunda-feira, depois da cerimónia do Batismo do Senhor que encerrou o período do Natal no domingo: “Não significa que se trata de um tempo ‘fraco’ – em contraponto com os chamados tempos ‘fortes’ -, pelo contrário é um ‘tempo fortíssimo’, assinala o Laboratório da Fé com as palavras de Mario Chesi.

Os conteúdos do “Laboratório da Fé” estão disponíveis nas redes sociais (facebook, twitter e google+) e podem ser usufruídos também através de diversas plataformas móveis.

A página na internet foi criada para celebrar o Ano da Fé de “forma digna e fecunda”, “intensificar a reflexão sobre a fé” e “aprofundar os conteúdos do «Credo» a partir do Catecismo da Igreja Católica”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top