Liturgia: Padre David Palatino publicou «reflexões dominicais e solenidades» sobre o Evangelho de São Lucas (c/vídeo)

Sacerdote quer ajudar as pessoas a «olhar a palavra do Evangelho de cada domingo e encontrar uma atualização perene para as suas vidas»

Lisboa, 09 fev 2022 (Ecclesia) – O padre David Palatino dá a conhecer “Jesus a partir dos olhos de São Lucas, num livro com ‘reflexões dominicais e solenidades Ano C’, onde ajuda os leitores a “encontrar uma atualização perene para as suas vidas”.

“Aquilo que se pretende com este livro é olhar para cada Evangelho, para a liturgia da Palavra que tem ênfase especial sobre São Lucas, tentar recolher os aspetos teológicos mais relevantes, também introduzir este dinamismo existencial mostrando com a palavra é viva e eficaz, é atualizadora e atualizante das nossas vidas”, disse à Agência ECCLESIA o sacerdote do Patriarcado de Lisboa.

O padre David Palatino indica que no livro publicado pela Paulus, o leitor conhece sobretudo “Jesus a partir dos olhos de São Lucas” e o perfil do Evangelista que está “concretizado no seu Evangelho”.

“A sua profissão de médico também é respirada no próprio texto evangélico. Mas procuro com este livro, mais do que apresentar São Lucas, é ajudar as pessoas a olhar a palavra do Evangelho de cada domingo e encontrar uma atualização perene para as suas vidas”, sublinhou.

O entrevistado de hoje no Programa ECCLESIA (RTP2) sublinha que a metodologia presente no novo livro é dar a conhecer as “chaves de leitura” de cada episódio narrado no Evangelho de domingo ou da solenidade e “tentar extrair alguns desafios que decorrem dessa palavra para os dias de hoje”.

São Lucas, assinala o padre David Palatino, é o evangelista que “se prende aos detalhes” e faz com que se conheça “não só o seu olhar sobre Jesus”, e sobre todas as pessoas que o envolvem, mas também ajuda “a compreender o interior de Jesus”, e a palavra ‘ver’ “é fundamental” neste evangelho, o que o Papa Francisco designa como a “cardiognose, a capacidade de ler o coração através do olhar”.

O padre David Palatino salienta também que São Lucas apresenta “de uma forma impar e sublime” a tónica da “universalidade da salvação”, no Evangelho que está a ser proclamado aos domingos no atual ano litúrgico, e é um Jesus “muito próximo daqueles que se consideravam marginalizados na época”, nomeadamente, os publicanos, os pecadores, as mulheres, existe uma presença feminina no discipulado que “não se encontra “em mais lado nenhum evangelista”, e onde se encontram as “grandes parábolas da Misericórdia”.

O autor observa que o pontificado do Papa Francisco “bebe muito de São Lucas” no perfil da Misericórdia, da alegria, da evangelização às periferias.

O livro ‘Viver e proclamar a palavra. Reflexões dominicais e Solenidades Ano C-São Lucas’ resulta da colaboração realizada pelo padre David Palatino com a revista Liturgia Diária, entre 2017 e 2020.

PR/CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top