Lisboa, 21 mar 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia apresenta uma proposta para “celebrar em família o IV Domingo da Quaresma”.
“A situação difícil que estamos a viver não nos permite participar na celebração eucarística do quarto Domingo da Quaresma. Sugerimos, por isso, um esquema para um momento de celebração a realizar em família, em comunhão com toda a Igreja”, apresentam os responsáveis no início do subsidio disponibilizado no site da Liturgia.
O subsidio propõe cinco momentos distintos: «Rezar juntos o Salmo 26», «A vossa Palavra é a luz dos meus passos», «A Vós se eleva a nossa prece», «Bênção do Pai» e termina com um convite para meditar.
Os responsáveis aconselham “um espaço adequado para celebrar e rezar juntos com dignidade e recolhimento”, na casa de cada família.
“Onde for possível, prepare-se um pequeno «recanto da oração» ou, pelo menos, um canto da casa onde se coloca a Bíblia aberta, a imagem do crucifixo, um ícone/imagem da Virgem Maria, uma vela para acender no momento oportuno”, sugerem.
No IV Domingo da Quaresma pode ainda ser “oportuno pôr-se ao lado da Bíblia ou do círio, alguma flor”.
LS