Objetivo é envolver toda a sociedade na causa da preservação do planeta e dos seus recursos, lançada em 2015 pelo Papa Francisco
Lisboa, 07 set 2018 (Ecclesia) – A rede ‘Cuidar da Casa Comum’ promove hoje uma vigília de oração pelo Cuidado da Criação, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, a partir das 21h00.
A iniciativa associa-se às celebrações do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação (1 de setembro), instituído pelo Papa Francisco em 2015, como apelo à união dos cristãos face à crise ecológica mundial.
Pela comissão executiva da rede ‘Cuidar da Casa Comum’, Manuela Silva destaca a vigília como uma “resposta ao convite do Papa para um tempo de oração pela Criação”.
Neste contexto, apela ao envolvimento e “dinamização” das várias comunidades e paróquias, para que se possa “ver assegurada uma participação significativa”.
A rede ‘Cuidar da Casa Comum’, que envolve várias instituições, organizações, obras e movimentos católicos e cristãos, ao longo deste mês vai dinamizar um conjunto de iniciativas englobadas no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação.
Na mensagem para este ano, o Papa Francisco chamou a atenção para a água, “elemento tão simples e precioso”, de acesso “difícil para muitos, se não impossível”, alertou para o “imperativo urgente” de “cuidar de fontes e bacias hídricas”, para os mares e os oceanos.
JCP/LFS