Lisboa: Verão com os mais novos

Projeto «Pé ante pé» serve uma centena de crianças e adolescentes, com a ajuda de jovens voluntários

Lisboa, 09 jul 2012 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande, em Lisboa, faz do verão um tempo privilegiado para o desenvolvimento humano e social dos mais novos, através da promoção de um conjunto alargado de atividades recreativas e culturais.

Em entrevista concedida ao programa ECCLESIA que é hoje transmitido na Antena 1 (22h45), a responsável pela área de intervenção sociopedagógica na comunidade explica que o projeto ‘Pé ante pé’, em vigor há vários anos, procura essencialmente “responder às necessidades das famílias”, em termos educativos.

Segundo Ana Oliveira, “há dois eixos sempre presentes” – por um lado, ajudar crianças e adolescentes a explorarem as suas capacidades e a “perceberem os seus talentos”, por outro, proporcionar aos mais pequenos experiências “em grupo” que reforcem “positivamente” as suas capacidades de relacionamento.

“Passo a passo” ou, neste caso, semana a semana, até agosto, cerca de uma centena de crianças e adolescentes, com idades entre os 3 e os 16 anos, preenchem o seu dia-a-dia com iniciativas “dedicadas à criatividade e à imaginação, ao movimento e ao desporto, à expressão cultural e artística, ao conhecimento pessoal”, dentro e fora de portas.

Quer estejam na praia, espalhados pelos espaços verdes da cidade ou simplesmente dentro de portas, os mais novos são sempre acompanhados por monitores profissionais e também por diversos voluntários, jovens que colocam as férias ao serviço do próximo.

Este intercâmbio entre miúdos e graúdos acaba por “resultar numa riqueza muito diferente, tanto ao nível cultural como social”, sublinha Ana Oliveira, que trabalha no Centro Social e Paroquial do Campo Grande há cerca de 11 anos.

Para a coordenadora sociopedagógica, formada na área da Assistência Social, lidar diretamente com miúdos e famílias é algo que “dá imenso prazer” mas implica um compromisso permanente com a “qualidade”.

“A expectativa dos pais é cada vez mais alta” e desde maio que tudo foi “pensado ao detalhe”, salienta.

A Paróquia do Campo Grande serve utentes integrados na comunidade ou de um ambiente escolar próximo mas também crianças e jovens de comunidades limítrofes, cujos pais trabalham na região e pretendem enquadrar os seus filhos num ambiente mais propício ao seu crescimento.

Apesar das atividades já estarem a meio, as inscrições continuam abertas.

Cada família que pretenda colocar os seus filhos neste programa de acompanhamento é chamada a comparticipar financeiramente nas despesas, mas a paróquia procura também assegurar “situações em que as pessoas não possam pagar”, aponta a responsável pela área de intervenção sociopedagógica.

Ao longo desta semana, o programa ECCLESIA dá a conhecer propostas da Igreja Católica para os dias de verão, sempre com emissão marcada para as 22h45.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top