Lisboa: Universidade Católica condena inscrições racistas

Espaços da instituição foram vandalizados durante a madrugada

Lisboa, 30 out 2020 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) reagiu hoje em comunicado à vandalização de espaços da instituição, em Lisboa, com mensagens racistas e xenófobas durante a madrugada.

“A universidade rejeita este ato, que atenta contra os princípios basilares do que a universidade enquanto espaço de abertura e diálogo representa”, escreveu Isabel Capeloa Gil, numa mensagem à comunidade.

A responsável sublinhou a intenção de continuar a desenvolver uma ação “educativa assente no respeito pela dignidade da pessoa, nos valores da liberdade e do diálogo, rejeitando qualquer forma de discriminação social, de raça ou sexo, e pugnando sempre pela inclusão e coesão sociais em prol do bem comum da sociedade”.

“Pelo conteúdo dos dizeres, este é um crime público, tendo, por isso, a universidade procedido a uma denúncia junto do Ministério Público”, conclui a reitora da UCP.

Vários outros espaços nos municípios de Lisboa e Loures foram alvo, na última noite, de atos de vandalismo com mensagens de teor racista.

OC

Partilhar:
Scroll to Top