Lisboa, 21 mai 2024 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta o seu Doutoramento em Ecologia Integral, esta terça-feira, dia 21 de maio, pelas 17h00, na sede da instituição, em Lisboa, e em transmissão online.
É na semana ‘Laudato Si’, de 19 a 26 de maio, que a UCP dá a conhecer o programa do novo Doutoramento, que teve como inspiração a carta encíclica do Papa Francisco, e que tem como objetivo “fornecer respostas éticas adequadas aos desafios globais”, informa Universidade Católica Portuguesa.
O Doutoramento, que é constituído por um programa interdisciplinar e envolve docentes de várias Unidades Orgânicas da UCP, aborda temas como a cultura e sustentabilidade ambiental; a justiça intergeracional; a economia verde; o combate à pobreza sistémica e o crescimento económico e sustentabilidade.
As várias temáticas são enquadradas em três seminários centrais: Cidadania Ecológica, Ecologia Ambiental e Espiritualidade Ecológica.
A sessão de apresentação do Doutoramento em Ecologia Integral inicia-se às 17h00, na sala 131 do edifício da Biblioteca João Paulo II, e online através de um link zoom.
Depois das boas-vindas da reitora, Isabel Capeloa Gil, segue-se o tema “Laudato Si e Ecologia Integral”, com Alexandre Palma, diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião.
O momento de apresentação do Doutoramento em Ecologia Integral é levada a cabo pelo vice-reitor para a Investigação e Inovação da UCP, Peter Hanenberg, pelas 17h30, e depois realiza-se um momento de perguntas e respostas.
O novo programa de Doutoramento de Ecologia Integral foi lançado pela Faculdade de Ciências Humanas em conjunto com a Escola das Artes (Porto), a Escola Superior de Biotecnologia (Porto), a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga), a Faculdade de Medicina (Lisboa) e a Faculdade de Teologia (Lisboa), da Universidade Católica Portuguesa.
O prazo para candidaturas termina no dia 30 de maio.
LJ