Lisboa: Peregrinação dos símbolos da JMJ é «uma oportunidade de encontro entre culturas e gerações», afirma D. Manuel Clemente

Presença no patriarcado, no mês de julho, encerra percurso pelas dioceses de Portugal

Lisboa, 25 jun 2023 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente afirmou que a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que decorre na Diocese de Lisboa durante o mês de julho, é uma ocasião de “encontro, de alegria e de evangelização”.

Numa carta enviada aos diocesanos e publicada na página da internet do Patriarcado de Lisboa, o cardeal-patriarca valoriza a presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora no patriarcado, no encerramento da peregrinação por todas as dioceses do país e na “contagem decrescente” para a JMJ 2023.

“A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, percorreram as 20 dioceses de Portugal e chegarão no próximo dia 1 de julho à nossa Diocese. Esta será, certamente, uma ocasião de encontro, de alegria e de evangelização”, afirmou.

Para D. Manuel Clemente, a peregrinação dos símbolos da JMJ Lisboa 2023 “será uma oportunidade de encontro entre culturas e gerações”.

“A peregrinação dos símbolos será ainda, ocasião de alegria contagiante, fazendo crescer o entusiasmo e a ousadia de percorrer periferias, tendo como horizonte a evangelização de toda a sociedade, pois cada comunidade tem este ambicioso horizonte, de levar o Evangelho até aos confins da terra”, acrescentou.

O cardeal-patriarca de Lisboa referiu que a presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora vai ser uma “oportunidade da preparação última para a JMJ Lisboa 2023”, para “o encontro com o Santo Padre e com os jovens do mundo inteiro”. “Preparar para acolher, e acolher bem, ao jeito de Jesus”, sublinhou.

D. Manuel Clemente agradeceu aos Comités Paroquiais e Vicariais “o trabalho incansável ao longo destes anos na preparação da JMJ Lisboa 2023”, indicando que “os membros destas equipas paroquiais já atingiram as 10000 pessoas”.

O cardeal-patriarca disse também que a Diocese de Lisboa tem “6000 famílias de acolhimento” e convidou os diocesanos para a celebração de acolhimento dos símbolos da JMJ no dia 1 de julho, no Mosteiro de Alcobaça, onde “será feita a bênção das famílias de acolhimento, que estiverem presentes”.

“Desafio-vos ainda para que nos próximos dias as paróquias reforcem o convite para mais famílias de acolhimento”, insistiu D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca lembrou que “os peregrinos que ficarem alojados nas casas das famílias irão ter uma experiência única de acolhimento e criarão uma relação de amizade com as famílias que continuará a dar frutos depois da JMJ Lisboa 2023”.

“A todas as famílias que já estão inscritas como famílias de acolhimento a minha gratidão”, afirmou D. Manuel Clemente.

A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, peregrinaram em todas as dioceses de Portugal desde o mês de novembro de 2021, terminando neste mês de julho de 2023, na Diocese de Lisboa.

PR

Partilhar:
Scroll to Top