Inclui uma leitura encenada do Auto de São Vicente de Afonso Álvares, pelo Teatro Maizum, e visitas a locais relacionados com São Vicente
Lisboa, 12 jan 2024 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Lisboa encerra, em conjunto com várias entidades e parceiros, as comemorações dos 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente à capital portuguesa com uma programação cultural, a partir desta sexta-feira.
“Para encerrar este ciclo comemorativo, nos dias 12 e 13 de janeiro, às 19h00, a igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora acolhe a leitura encenada do ‘Auto de São Vicente’, de Afonso Álvares, datado do século XVI, pelo Teatro Maizum, com direção artística de Silvina Pereira”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Está ainda previsto um conjunto de visitas e percursos que convidam “todos a mergulhar na história da figura de São Vicente e no significado das suas relíquias”, para os dias 20, 22, 23 e 25 de janeiro.
O arranque das comemorações ocorreu em janeiro de 2023, tendo sido desenvolvida uma programação cultural diversificada que se estendeu ao longo de todo o ano, com o objetivo de dar a conhecer a importância religiosa e histórica da figura de São Vicente, o diácono e mártir do século IV, “unificador de gentes e religiões”.
Foram várias as iniciativas realizadas, entre visitas temáticas e itinerários, conversas e debates, exposições e homenagens, com destaque para a conferência com o cardeal D. Tolentino de Mendonça, “São Vicente, uma herança para a Lisboa do futuro”, que teve lugar nos Paços do Concelho, no dia 15 de setembro de 2023, data que marca a chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa, tendo sido depositadas na Igreja de Santa Justa e transladadas no dia 16 de setembro para a Capela-Mor da Sé.
LFS