Num iniciativa «renovada em cada Natal» que envolve toda a comunidade

Lisboa, 26 dez 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Padre Cruz, no Patriarcado de Lisboa, transformou a noite de Natal “numa noite de presença junto das pessoas que estão sós, numa parceria com a Junta de Freguesia de Carnide.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Paróquia do Padre Cruz destaca que com a junta de freguesia “dão as mãos”, envolvem a comunidade e, “num gesto concreto de fraternidade e de cumplicidade”, promoveram um jantar e ceia de Natal no dia 24 de dezembro.

“Junto daquelas pessoas que, independentemente da sua condição social, da sua idade ou da sua dimensão crente ou não crente, fazem nesta época do ano uma mais acentuada experiência da solidão e do isolamento”, explica sobre esta iniciativa na noite da consoada.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Padre Cruz assinala que “em contraponto com a saudável alegria das famílias reunidas”, da música, das luzes e das cores existem pessoas para quem o Natal “aporta também um tempo de especial saudade, de difícil sentido de vida e de dolorosa ‘sobrevivência’ solitária”.

Este ano, na ceia de Natal para as pessoas sós, congregaram à mesa cerca de duas dezenas de pessoas, que encontraram nesta comunidade um “espaço de família tornada realidade e um genuíno sentido de acolhimento, de afeto e de hospitalidade”.

Para além do jantar, os participantes também tiveram “oportunidade de participar na Eucaristia” e, depois da celebração, continuar a noite em “animado convívio, num agradável ambiente familiar fundamentalmente aquecido pela partilha dos afetos”.

E foi mesmo o calor do coração o que mais se fez sentir naquela noite de Natal, envolvendo a autenticidade trazida por um Menino nascido em Belém.

“Quando partilhas a alegria do presépio, partilhas muito mais”, realça a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Padre Cruz sobre a iniciativa que é possível realizar com o envolvimento de alguns voluntários que se fazem um “presente de Natal”.

CB

Partilhar:
Share