Lisboa: Paróquia de São Cristóvão lança projeto de crowdfunding para recuperar igreja setecentista

Em risco estão cerca de 40 obras do pintor Bento Coelho da Silveira

Lisboa, 09 jun 2015 (Ecclesia) – A paróquia de São Cristóvão, em Lisboa, está a recorrer à solidariedade das comunidades cristãs para, através de um projeto de crowdfunding (financiamento colaborativo), recuperar a sua igreja matriz.

Segundo informações avançadas à Agência ECCLESIA pelo padre Edgar Clara, pároco de São Cristóvão, este projeto está a ser promovido “em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa” e já tem site específico para quem quiser deixar o seu contributo.

Através da página “arteporsaocristovao.org”, as pessoas podem ficar a conhecer a história da igreja de São Cristóvão, monumento que sobreviveu ao terramoto de 1755, e as peças para as quais vão ser canalizados os donativos.

Entre o espólio em questão destacam-se cerca de 40 pinturas, todas da autoria do pintor Bento Coelho da Silveira (1617 – 1708), como a tela do altar-mor da igreja que, depois de “desaparecida há várias décadas”, foi recentemente encontrada em avançado estado de degradação.

A mesma fonte refere que “uma parte significativa” da tela está mesmo “irrecuperável” e “o que resta precisa urgentemente de uma ação de conservação e restauro”.

“Grande parte da intervenção decorrerá no local, possibilitando aos visitantes o acompanhamento dos trabalhos”, pode ler-se

O artefacto em questão “retrata a Última Ceia de Jesus e enquadra-se num cenário mais amplo composto por três imagens: Ultima Ceia, Bodas de Caná e o Sacrifício de David, retratando a teologia católica da Eucaristia como Sacrifício e Banquete”.

De acordo com as estimativas da paróquia, as obras de conservação e restauro na igreja de São Cristóvão, cujo interior é revestido a talha dourada, deverão envolver cerca de 1 milhão e 200 mil euros só para a “recuperação” do local de culto, mais “350 mil” para o arranjo de todas as obras de arte.

Para responder às suas necessidades, a Paróquia de São Cristóvão “concorreu ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa”, arrecadando “75 mil euros” que aplicou num programa de “marketing cultural” intitulado “Arte por São Cristóvão”.

Um programa que, além do já referido projeto de crowdfunding, inclui “outras atividades como "um restauro ao vivo" que possibilitará ao público interagir com os trabalhos e com os técnicos que o desenvolvem.

JCP

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Agência ECCLESIA

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