Lisboa/Oeste: Festa das colheitas é momento de encontro, solidariedade e partilha

Assistente da Ação Católica Rural destaca importância da família na sociedade

Lourinhã, 27 out 2017 (Ecclesia) – A Fundação João XXIII – Casa do Oeste está a organizar a Festa das Colheitas que é um “momento de solidariedade, partilha” e convívio entre famílias, “a primeira escola dos afetos”, este domingo, 29 de outubro, em Ribamar, Lourinhã.

“A mensagem cristã encoraja-nos a algo maior, mais bonito, mais arriscado e mais promissor: A humanidade da família, graças àquela centelha divina nela presente, e que nem sequer o pecado eliminou, pode renovar a sociedade em conformidade com o desígnio do seu Criador”, escreve o padre Joaquim Batalha.

Na mensagem para a Festa das Colheitas enviada à Agência ECCLESIA, o assistente da Ação Católica Rural destaca que a família “é um recurso precioso de bem para a sociedade”, a primeira escola dos afetos, “o berço da vida humana onde o mal pode ser enfrentado e superado”.

“Jesus convida a superar uma visão egoísta dos vínculos familiares e sociais, a ampliar os afetos para além do círculo limitado da própria família, a fim de que se tornem fermento de justiça para a vida social”, desenvolve o padre Joaquim Batalha.

A Fundação João XXIII – Casa do Oeste organiza e acolhe a sua Festa das Colheitas este domingo como “um grande dia de convívio” de solidariedade e partilha de bens agrícolas e “angariação de fundos” para a Ação Católica Rural e para as atividades da casa.

A organização católica a funcionar em Ribamar, no Concelho da Lourinhã, promove a sua festa que é também a abertura do Ano Apostólico da Ação Católica Rural, dia 29 de outubro, ‘Domingo da Palavra’ no Patriarca de Lisboa, e a celebração vai ser presidida por D. José Traquina, a partir das 11h30.

Segundo o programa da Festa das Colheitas às 09h45 começam a montar o ‘Mercado do Oeste’ e depois do almoço convívio há uma tarde de animação, a partir das 14h30, com música, mercado e a oficina ‘circulo das sementes’.

O comunicado divulga também o plano de atividades para o novo ano pastoral onde destaca-se em 2018: A celebração dos 25 anos do Congresso de Cristãos do Oeste, dia 18 de março; a festa da Casa do Oeste a 20 de maio; as férias terceira idade, de 24 de junho a 7 de julho e a Semana das famílias entre 2 a 5 de agosto.

CB

Partilhar:
Scroll to Top