Primeiro guião tem como tema «A transformação missionária da Igreja»
Lisboa, 09 set 2014 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa lançou em formato papel e em suporte eletrónico todo o material relativo à primeira etapa de preparação do Sínodo que vai ter lugar na diocese em 2016, sob o lema “O sonho missionário de chegar a todos”.
Segundo o site do Patriarcado, os conteúdos estão “à venda na Livraria Nova Terra”, no Mosteiro de São Vicente de Fora, e “disponíveis para download” através da internet.
Entre os documentos, destaca-se o programa e o calendário completo previsto para a caminhada sinodal, bem como o Guião de Leitura n.º 1, a primeira proposta de trabalho para as comunidades católicas, que deverá ser trabalhada entre setembro e dezembro.
Intitulado “A transformação missionária da Igreja”, o guião reúne propostas de leitura e diálogo em grupo, tendo como base a exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.
Através do favorecimento de momentos de reflexão e de oração, o documento tem como objetivo levar as pessoas a comprometerem-se com a sua condição de missionárias e anunciadoras de Cristo, no meio da sociedade, e a fazerem-no através de ações concretas.
Os temas dos próximos guiões, bem como a correspondente calendarização, também já estão disponíveis em http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt
Entre janeiro e março de 2015, as comunidades católicas são convidadas a abordar o tema “Na crise do compromisso missionário”, enquanto no trimestre seguinte a tónica estará no “Anúncio do Evangelho”.
Dentro de um ano, de setembro a dezembro, o debate andará à volta da “Dimensão social da evangelização” e já em 2016, no guião final da caminhada, os católicos lisboetas vão ter ser desafiados a descobrir como podem ser “Evangelizadores com Espírito”.
Apresentado pelo patriarca de Lisboa durante o dia da Igreja Diocesana, em junho último, o Sínodo pretende ajudar a impulsionar na diocese o “sonho missionário” da Igreja Católica em “chegar a todos”, algo que foi partilhado pelo Papa Francisco na sua exortação apostólica.
Previsto para novembro de 2016, o evento vai marcar ainda a celebração dos 300 anos da qualificação patriarcal de Lisboa, conferida devido ao “seu esforço missionário”, esclareceu na altura D. Manuel Clemente.
JCP