Lisboa: Marca «365 Urban Wear» alertou para condição da pessoa sem-abrigo

Comunidade Vida e Paz organiza campanha de sensibilização contra a «indiferença»

Lisboa, 11 set 2015 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP) surpreendeu esta quinta-feira os consumidores do ‘Lisbon Night Out’, no Chiado, “com uma mensagem de contraste” ao apresentar a marca ‘365 Urban Wear’, dando visibilidade à pessoa sem-abrigo.

“Associando-nos ao evento quisemos marcar a diferença contra a indiferença que existe naquela zona da cidade em específico relativamente às pessoas em situação de sem-abrigo. O ‘365 urban wear’ (365 roupa urbana) é mais um ‘365 night out’ (365 noite fora), para chamarmos a atenção para estas situações”, explicou o presidente da Comunidade Vida e Paz.

À Agência ECCLESIA, Henrique Joaquim frisou que o objetivo é “ajudar as pessoas” e fazer um “365 night in”, ou seja, tirar as pessoas da rua e da indiferença: “Torná-las ‘in’ não na moda mas na sociedade, nas condições de vida”.

A ‘Fashion’s Night Out’ é uma iniciativa da Revista Vogue que oferece uma “noite cheia de experiências e oportunidades únicas” com música, várias iniciativas e um roteiro que proporciona “mais uma maratona de compras” com “mais de 250 lojas aderentes”, explica a organização.

Neste contexto, o presidente da CVP revela que depois da “surpresa” houve muitas pessoas que acolheram “bem a ideia, apoiaram e materializaram” esse apoio em donativos, embora o “objetivo fundamental” fosse apelar à sensibilidade e à consciência das pessoas para “diminuir a indiferença”.

Henrique Joaquim assinala que a CVP recebeu muitos comentários positivos, destacando um que classificou a iniciativa como “o peditório mais fashion e original que tinha visto” e as pessoas que voltaram trazendo amigos.

O responsável revela que, de acordo com os dados e levantamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, existe uma “certa estabilização dos números” das pessoas sem-abrigo na zona, o que “não significa” que não haja muito trabalho a fazer, porque são estão atualmente ”mais de 800 identificadas nesta situação”.

“Tem havido casos de sucesso. Aparecem novas situações mas não há crescimento significativo”, esclarece o presidente da CVP, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa.

A iniciativa promovida pelo organismo católico foi divulgada com o apoio de “embaixadores” conhecidos da televisão, como o ator Pedro Teixeira e os apresentadores João Manzarra e Cristina Ferreira.

“Divulgaram através dos seus canais e deram uma grande ajuda porque chegaram a um conjunto de pessoas que sozinhos não conseguíamos chamar a atenção”, reconheceu Henrique Joaquim.

A apresentação da marca «365 Urban Wear» ocupou uma loja no Chiado, que foi cedida “sem qualquer custo”, para além da “cumplicidade e autorização” da Câmara Municipal de Lisboa e de uma agência de comunicação, “que já perceberam a causa e são embaixadores”.

CB/OC

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