Lisboa: Liga Operária Católica debateu futuro da «Pastoral do Trabalho»

Encontro diocesano preparou congresso nacional do movimento, que vai decorrer em junho

Lisboa, 30 mar 2022 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) na Diocese de Lisboa realizou um encontro online sobre o futuro da “Pastoral do Trabalho”, a partir da encíclica ‘Fratelli Tutti’, do Papa Francisco.

Nas conclusões enviadas hoje à Agência ECCLESIA, a equipa diocesana da LOC/MTC explica que o orador, o padre Horácio Noronha, antigo assistente do movimento, salientou que a Pastoral do Trabalho “atua na classe trabalhadora com o objetivo de evangelização e reflexão sobre a vida dos trabalhadores”, à luz da Doutrina Social da Igreja e do Evangelho.

Neste contexto, o sacerdote destacou a importância da linguagem que usam “ser clara, direta, e que chegue a todos”.

“Os trabalhadores sentem que são pouco escutados na Igreja”, observou o padre Horácio Noronha, para quem a LOC/MTC também é presença da Igreja, pelo que é importante um “diálogo aberto com padres e bispos sobre a evangelização do mundo do trabalho”.

“A LOC/MTC também faz parte dos movimentos populares onde tem persistentemente defendido a valorização do trabalho e a dignidade do trabalhador/a”, acrescentam as conclusões.

O orador sublinhou a importância da defesa do ‘Domingo Livre’, um tema que os Trabalhadores Cristãos em Portugal têm “colocado permanentemente”, e sobre a espiritualidade no trabalho realçou a “colaboração na obra criadora de Deus, chamando à atenção para o sentido de responsabilidade”.

O encontro diocesano preparou o Congresso Nacional da LOC/MTC, que vai decorrer nos dias 10 e 11 de junho.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top