Lisboa: Juventude salesiana acolhe relíquias de São João Bosco

«Sessão festiva» culmina com missa no Mosteiro dos Jerónimos, presidida por D. José Policarpo

Lisboa, 15 set 2012 (Ecclesia) – A Congregação Salesiana vai assinalar hoje a passagem das relíquias de São João Bosco pela região de Lisboa com uma festa no colégio Oficinas de São José.

A iniciativa, com início marcado para as 10h30, é organizada pela Delegação da Pastoral Juvenil Salesiana, que tem como principal objetivo homenagear o sacerdote italiano (1815-1888) “pai e mestre” da ordem religiosa oficialmente conhecida como Sociedade de São Francisco de Sales. 

João Melchior Bosco foi canonizado pelo papa Pio XI em 1934 como reconhecimento pelo seu empenho no desenvolvimento da educação infanto-juvenil e do ensino profissional. 

Segundo a obra “A Família Salesiana de D. Bosco”, ele foi “o iniciador de uma verdadeira escola de espiritualidade apostólica, nova e atraente”, que se espalhou pelo mundo, integrando religiosos e leigos num projeto a favor da formação e evangelização dos mais novos, sobretudo os mais necessitados.

Foi e continua a ser também um “ponto de referência obrigatório para quantos, sob um particular impulso do Espírito, se sentem chamados a partilhar, no hoje da história, o seu destino e a sua missão nos vários estados de vida, cada um segundo o grau e o nível que lhe é próprio”. 

O espírito salesiano estende hoje a sua ação através de inúmeros centros juvenis, colégios, escolas de formação profissional, paróquias, lares, universidades, residências e centros de comunicação social.

É esse legado que a Pastoral Juvenil Salesiana quer agora destacar, através de uma “sessão festiva” que combinará a apresentação da história de São João Bosco com a partilha de testemunhos e experiências pessoais. 

Os mais novos vão depois ter a oportunidade de participar na receção das relíquias do santo no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a partir das 15h00. 

Uma hora mais tarde terá lugar a eucaristia de homenagem a São João Bosco, que será presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. 

Até 18 de setembro, uma réplica da urna com os restos mortais do fundador dos Salesianos percorre Portugal de norte a sul, no âmbito dos 200 anos do seu nascimento, que se assinalam em 2015. 

A peregrinação vai chegar gradualmente a toda a família salesiana que, de acordo com dados de 2010 publicados na página da congregação na internet, é constituída por pelo menos 15 700 pessoas e abrange 130 países.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top