Patriarcado leva mais de uma centena de participantes a Compostela
Lisboa, 13 jul 2022 (Ecclesia) – A Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) a Santiago de Compostela, Espanha, de 3 a 7 de agosto, está a ser preparada com “grande entusiasmo” pelos mais de 100 jovens do Patriarcado de Lisboa que vão participar no evento.
Patrícia Doro, uma das participantes, disse à Agência ECCLESIA que a PEJ 2022 pode ser “um pequeno ensaio” para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2023, na capital portuguesa.
“Faltam 12 meses, por isso a PEJ é um aquecimento significativo para as JMJ que se realizam na cidade de Lisboa de 01 a 06 de agosto de 2023”, precisou.
O cardeal português D. António Marto, enviado especial do Papa para a Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ), lançou, recentemente um convite à participação no evento, destacando o “difícil” contexto mundial.
“Esta peregrinação é muito importante para os jovens da Europa, uma juventude que é chamada a tomar a sério a responsabilidade pelo hoje e pelo amanhã, pelo presente e pelo futuro da Igreja e da humanidade”, refere o bispo emérito de Leiria-Fátima, num vídeo divulgado pela organização da PEJ 2022.
O setor da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa tem “sentido a urgência de encontro dos jovens”, disse Patrícia Doro em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).
“Os jovens tiveram a ousadia de arriscar e irem ao encontro de outros jovens no caminho”, acentua.
Para este itinerário espiritual, os jovens têm aprofundado alguns “temas formativos e propostas catequéticas” e vão ser acompanhados, no percurso, por “alguns sacerdotes”.
“Pretendemos que seja um caminho não apenas de convívio, mas também de encontro”, afirmou a entrevistada.
Para Patrícia Doro, “ser jovem católico” no ambiente laboral e estudantil “é um desafio”.
A inscrição no PEJ22 pode ser feita online; segundo a organização, o encontro já conta com mais de 10 mil jovens espanhóis e delegações de Portugal, Alemanha e Itália.
A maioria dos participantes deve chegar à Galiza seguindo o Caminho de Santiago; o programa inclui celebrações e momentos de oração, concertos, encontros temáticos e propostas culturais, antes da vigília e Missa final.
HM/LFS/OC