Esteve dois anos a ser restaurada no Laboratório José de Figueiredo
Lisboa, 29 fev 2024 (Ecclesia) – Após mais de dois anos de restauro, a imagem de Nossa Senhora da Nazaré voltou, dia 27 deste mês, ao seu santuário naquela localidade e contou com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
“O cortejo, ao longo de cerca de uma hora, teve início na Pederneira e terminou, já de noite, no Santuário da Nazaré (Patriarcado de Lisboa)”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“A Providência de Deus quer que pensemos no frio que a humanidade está a atravessar. Há tantos lugares, há tantas casas onde não existe o amor e a ternura, onde falta esse carinho. Há tantos lugares, há tantos países, há tantas terras onde crianças estão a atravessar o inverno rigoroso da guerra e da violência. Nossa Senhora, hoje, pede-nos, a partir da Nazaré, que nos sintamos próximos, que, com a nossa oração, enviemos um pouco desse carinho, dessa ternura que brota do seu rosto e do seu coração de Mãe”, referiu o Patriarca de Lisboa.
D. Rui Valério, que após tomar posse como Patriarca de Lisboa, em setembro passado, consagrou, na Nazaré, o seu ministério patriarcal a Nossa Senhora, deu ainda os parabéns a esta terra no norte da diocese.
“Nazaré está de parabéns, porque hoje se encontra na presença da sua Mãe querida, da sua padroeira, renovada. Um novo esplendor brota daquele sorriso, porque Ela é aquela Senhora que caminha em direção a cada um, que vem ao teu encontro para te considerar como filho e como filha. Recorda-te, sempre, de que Maria, de ti, sabe sobretudo daquilo que necessitas, daquilo que precisas, daquilo que a tua vida, o teu coração, a tua existência tem falta. Maria conhece o segredo do teu coração, conhece o segredo da tua vida, conhece o segredo da tua alma”, garantiu.
No passado dia 23 de fevereiro, a página no Facebook dos Museus e Monumentos de Portugal deu a conhecer o resultado do restauro realizado pelo Laboratório José de Figueiredo na imagem da Nossa Senhora da Nazaré, desde outubro de 2021.
Para assinalar este trabalho multidisciplinar, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré organizou uma Jornada técnico-científica, no dia 24 de fevereiro, na qual toda a equipa envolvida no restauro esteve presente.
Em comunicado, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré manifestou-se muito satisfeita com este regresso da imagem.
“Foi uma espera longa mas de todo necessária, alegra-nos imenso podermos voltar a contemplá-la no nosso Santuário, a sua casa. Bem-Vinda Mãe”, assinala esta confraria, no Facebook.
LFS